Com apenas R$ 1 milhão doado em 2021, região destina menos de 1% do IR devido para projetos sociais

Campanha #NossaRazãoéSocial é uma iniciativa que busca mudar o cenário e ajudar projetos sociais da região.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em circulação na mídia e nas redes sociais, a campanha #NossaRazãoéSocial é uma iniciativa que busca ajudar projetos sociais da região. Trata-se de uma ação voluntária que teve materiais desenvolvidos por alunos dos cursos de Comunicação da Univates, com o apoio do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), da Prefeitura de Lajeado e do Comdica. O objetivo é que, com maior esclarecimento e conscientização, seja possível aumentar a doação do Imposto de Renda (IR) devido pelos contribuintes da região. Em 2021, conforme informações da Receita Federal, o montante foi de R$ 1.056.733,00 na soma dos 38 municípios do Vale do Taquari, enquanto o potencial de destinação seria de R$ 10.745.468,00 (lista completa em anexo). Representa menos de 1% do dinheiro que poderia ter ficado na região, mas que acabou sendo direcionado aos cofres federais da União. A cidade que registou o maior volume no ano passado foi Lajeado (R$ 419 mil), seguido por Estrela (R$ 146 mil) e Taquari (R$ 123 mil); enquanto que alguns municípios não tiveram nada de destinação, como é o caso de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Putinga e Travesseiro.

Como doar

No período de entrega da Declaração de Ajuste Anual (DAA) do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, que vigora até 31 de maio, é possível destinar até 3% do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e até mais 3% para os Fundos do Idoso, diretamente pelo Programa Gerador de Declaração (PGD). O contribuinte não paga um valor maior de imposto nem terá o valor de sua restituição diminuído. Apenas permite que parte do imposto devido, apurado na DAA, seja destinado diretamente para um Fundo Social.

Presidente do Sincovat, Noeli Kuhn destaca que o Sincovat já atua com campanhas nesta temática desde 2015, pois considera uma maneira de garantir um destino conhecido e nobre aos recursos. “Fazemos questão de esclarecer o assunto para os contribuintes, explicar como funciona para quem eventualmente tem receio, tendo em vista a oportunidade de ajudar quem sabemos que precisa e está perto da gente”.

A campanha

A campanha #NossaRazãoéSocial tem como suporte cartazes, cards de rede social, spot de rádio e vídeo. O trabalho foi conduzido pelos professores universitários Marcus Staudt e Fábio Kraemer (coordenador) e buscou conciliar a teoria com uma entrega prática dos estudantes, gerando benefícios para a cidade.

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.