Aeronave do Programa Antártico Brasileiro pousou no Aeroporto de Pelotas

O Aeroporto de Pelotas, administrado pela CCR, oferece apoio aéreo logístico para reabastecimento da aeronave da Força Aérea Brasileira que irá para a base brasileira no Continente Antártico.
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Aeronave Programa Antártico Brasileiro

Aeronave Programa Antártico Brasileiro – O Aeroporto Internacional de Pelotas (PET), no Rio Grande do Sul, administrado pela CCR Aeroportos, recebeu nesta sexta-feira (29) a aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira, que integra o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O pouso ocorreu por volta das 13h e o avião ficou em solo pelotense até o sábado (30), antes de seguir para a base brasileira na Antártica.

Pelotas faz parte das rotas da missão por estar localizada em um local estratégico e oferecer o apoio logístico necessário aos órgãos militares. No aeroporto, a aeronave é reabastecida com materiais para a pesquisa científica, vestimentas, mantimentos e outros produtos necessários para os profissionais brasileiros no Continente Antártico. A tripulação será composta por cerca de 20 militares.

O Programa Antártico Brasileiro também possui uma Estação de Apoio Logístico localizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As instalações são utilizadas em apoio aos navios polares que aportam em Rio Grande – município que fica a pouco mais de 60km de Pelotas – e possui o último porto brasileiro no caminho para o continente branco.

Conforme destaca Anilson Gonçalves, gerente do Aeroporto de Pelotas, o terminal também é responsável por realizar os trâmites aduaneiros de nacionalização e internacionalização das aeronaves. Deste modo, o KC-390 retornará ao Brasil por Pelotas, no dia 2 de outubro.

“Temos muito orgulho em apoiar e fazer parte de uma missão tão importante para o Brasil. O Aeroporto de Pelotas é uma referência neste trabalho e toda a nossa equipe está preparada para prestar este atendimento. Além da posição estratégica, o tamanho da pista também facilita o pouso das aeronaves”, pontuou.

Proantar

O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) completou 40 anos em 2022, sempre com o Aeroporto de Pelotas como referência logística. Desde 1982 o Proantar é o responsável pela promoção da pesquisa científica brasileira na região antártica, com estudos para compreender fenômenos ambientais com repercussão global e nacional.

“Nossas equipes irão para a missão de apoio logístico que darão o suporte aos membros que realizam este trabalho necessário para a nossa nação. Este ponto de apoio é muito importante para nós”, afirmou Marcelo Gomes, capitão de Mar e Guerra da Marinha e assessor para o Programa Antártico Brasileiro.

Participam da subcomissão do Proantar os órgãos da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, entre eles: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério das Relações Exteriores e Marinha do Brasil.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

 

Aeronave Programa Antártico Brasileiro

Segundo a ABRASORVETE, 73,7% dos empresários precisam contratar para áreas que vão da logística ao atendimento e chão de fábrica. Situação é crítica pois setor está com demanda aquecida desde o ano passado.