Dependência tecnologia informação – Estamos num mundo totalmente conectado, hoje se torna impossível imaginarmos 24 horas sem conectividade, o que ocorreria então se o mundo ficasse 1 semana sem conexão à internet?
Você já se permitiu esta imaginação?
Pois bem, se formos analisar por outro lado, mais precisamente de nossa saúde, tanto mental como física, neste período que não estivermos “ligadões na internet”, o que poderíamos fazer de diferente em nossas vidas?
Ultimamente venho pesquisando muito sobre o uso abusivo das tecnologias em nossas vidas cotidianas, por mais que eu seja um profissional desta área, muitas vezes tiro algum tempo para raciocinar mais a fundo sobre este tema tão importante.
Não temos dúvida mais, que a tecnologia da informação é como ter energia elétrica em casa e água potável, não temos como não usar esta tecnologia, veja bem, praticamente TUDO se faz via internet, não é?
Deste o lançamento de uma bomba numa guerra, até a comunicação de uma emergência médica, são usadas estas tecnologias, é legal dizer que a nossa terra dá voltas, mas a internet conecta a nossa terra totalmente.
Talvez você que esteja lendo este artigo, nunca parou para imaginar como a tecnologia da informação esta presente em tudo o que a gente faz, e claro, nos ajuda a resolver problemas de forma muito rápida e também estarmos atualizados sobre tudo o que ocorre no mundo de forma quase imediata.
Agora queria que parássemos, darmos aquele respirada bem profunda, para relaxarmos e então vamos refletir um pouco.
Hoje todos sabemos dos diversos vícios que existem, por exemplo deste o vício de praticar esportes de forma descontrolada, passando para drogas como álcool, cigarros, etc. E chegando em atividades mais complicadas ainda, como pornografias, jogos de azar e andando ainda para outras formas mais ilícitas.
Numa última certificação que realizei sobre estes determinados assuntos, tive uma visão de que uma mente viciada em internet ativa os mesmos locais de uma mente viciada na droga ÓPIO, embora o indivíduo não ingerindo nada químico, o uso abusivo da internet, gera os mesmos gatilhos viciantes e compulsórios que uma droga química o faria.
Muita gente ainda tentará argumentar que, “olha, não está ingerindo nada que possa me prejudicar, então tudo bem”, e eu como profissional lhes digo, “TUDO BEM NADA”.
“uma mente embriagada por estímulos cibernéticos é o mesmo do que uma mente emergida em drogas químicas”
Carlos Heuser
Este tema é muito amplo, então vamos trabalhar em mais partes, em primeiro momento gostaria de alertas vocês leitores, e também vocês que são Pais e Mães, para começaram e dar atenção aos seus filhos sobre este assunto, em conversa com profissionais das áreas de pedagogia, psicologia e demais terapias, temos um caminho bem grande para identificar estes distúrbios e aplicar as correções, para as famílias serem cada vez mais unidas, e como eu ouvi uma frase muito impactante!
“OS JOVENS DE HOJE, SABEM MUITO MAIS SOBRE INTERNET DO QUE SOBRE ELES MESMOS”
Profissional da saúde anônimo
Até ao próximo artigo, meus caros amigos e amigas, desejo uma vida digital segura, e cada vez mais equilibrada.
dependência tecnologia informação