Jornalista lança livro – A jornalista Magali Schmitt lança, nesta sexta-feira (22/09), Cabeça de Árvore — e outras histórias sem pé nem cabeça, seu primeiro trabalho com a Caravana Grupo Editorial, de Belo Horizonte. A sessão de autógrafos, que reunirá 12 autores gaúchos da editora mineira, ocorre a partir das 19h30, no Macunaíma Gastro Pub (República, 153, Cidade Baixa). Já no dia 01/10, ela apresenta a obra na 37ª Feira do Livro de São Leopoldo, às 15h30, na Praça da Biblioteca.
Autora de 40 na Cabeça, que aborda as inquietações da crise dos quarenta e de Meu Vampiro Predileto, uma narrativa fantástica sobre amizade incondicional, bom e mau humor, repleta de referências e reflexões, Magali Schmitt estreia agora em contos. Em seu romance de apresentação, A Casa da Torre, que está concorrendo ao Prêmio Kindle de Literatura 2023, da Amazon, ela faz uma costura entre os rumos do Brasil colônia, tecidos por ilustres homens do tempo e por outros nem tanto, reescrevendo a saga de Maria Francisca e dando à personagem o papel devido às mulheres nas páginas da existência. Ela concorre ainda, na mesma premiação, com o romance psicológico Adeus, Ana que narra o estado mental da personagem principal durante uma experiência de quase morte.
Em Cabeça de árvore — e outras histórias sem pé nem cabeça, ela combina o olhar crítico e curioso da jornalista com o observador e atento da escritora. O resultado é um apanhado de textos que falam das intenções veladas, dos relacionamentos em diferentes níveis e origens e as semelhanças e. Ao passo que se parecem, mas também são distintas, as histórias se conectam e aproveitam o melhor e pior das palavras, encaixando, às vezes, novos e interessantes significados.
Com mais de 20 anos no mercado da comunicação, Magali Schmitt é formada pela Unisinos e tem MBA em Marketing Estratégico, tendo atuado nos principais players do Estado, com Grupo Editorial Sinos, Correio do Povo e Grupo RBS. Atualmente se dedica à assessoria de imprensa e à literatura. Ainda este ano, vai assinar com outros 13 colegas de profissão a obra Eles deixaram as respostas. Nós fizemos as perguntas — livro de entrevistas póstumas com personagens que fizeram história na imprensa gaúcha, idealizado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em que realizou a entrevista com o jornalista, ensaísta, memorialista, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras Augusto Meyer. O lançamento ocorre na Feira do Livro de Porto Alegre.
Jornalista lança livro