Na Expointer, produtor utiliza ‘grãos digitais’ para negociar aquisição de fertilizante e maquinário agrícola

Agrotoken tem como estratégia de mercado, tokenizar mais de 1 milhão de toneladas de grãos no Brasil até o final do ano.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Expointer grãos digitais

Expointer grãos digitais – A Agrotoken, empresa pioneira no mundo em tokenização de commodities agrícolas,  marca presença na 46ª Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, os agricultores da região estão tendo a oportunidade de conhecer de perto como transformar os próprios grãos cultivados em uma espécie de ‘moeda digital’ para comprar máquinas e implementos, realizar pagamentos de fornecedores e até mesmo para consumir em estabelecimentos convencionais.

A empresa também escolheu a feira para anunciar a sua mais nova parceria com a Broto, plataforma digital do Banco do Brasil para o agronegócio. A aliança irá proporcionar soluções digitais abrangentes e integradas aos agricultores, oferecendo-lhes acesso a recursos, informações e serviços que potencializam as atividades agrícolas. Os benefícios desta união estratégica se estendem para fora da porteira. As revendas ou comerciantes que aceitam agrotokens como pagamento têm um processo muito mais ágil e descomplicado, facilitando toda a transação.

Ao longo da Expointer os produtores já estão tendo a oportunidade de realizar as primeiras operações com agrotokens através da plataforma Broto. As compras de maquinários da Rota Agricola – Stara e Piccin foram os primeiros negócios fechados na Serra Gaúcha, estreitando a parceria.

Parceria com a Broto

Parceira da Agrotoken com a Broto, plataforma digital do Banco do Brasil para o agronegócio –  tem como foco fornecer soluções digitais abrangentes e integradas aos agricultores, oferecendo-lhes acesso a recursos, informações e serviços que potencializam as atividades agrícolas. Por meio dessa iniciativa, os produtores poderão comprar máquinas, fertilizantes e outros insumos na plataforma, pagando com a própria produção. Com isso, há ganho em agilidade, proporcionada pelo pagamento com grãos, ou seja, toda a transação ocorre de forma on-line, eliminando burocracias e simplificando o processo para o produtor.

Como funciona a tokenização dos grãos

A Agrotoken possui um ecossistema eficiente, seguro e confiável, que transforma a produção agroindustrial em ativos digitais lastreáveis. Na prática, a empresa transforma os grãos em um bem digital, para guardar ou trocar por insumos, serviços e outros bens. Com os grãos físicos digitalizados na plataforma da Agrotoken – transacionados de forma segura por meio da tecnologia blockchain -, os grãos são convertidos em ‘agrotokens’ como crédito para o produtor transacionar em operações comerciais e financeiras, sempre com o apoio direto dos grãos, que tem seu valor atrelado ao preço da soja, milho e trigo.

Vinculados à origem da emissão do ativo físico, os agrotokens são lastreados em ativos reais, ao contrário dos NFTs. Isso significa que têm valor idêntico em todo o território nacional, independentemente de onde e por quem foram emitidos, conforme preço indexado em índices como Esalq, CEPEA/B3, Argus e Platt, paridade que a torna uma stable coin, ou seja, moeda de baixa volatilidade.

No Brasil, a Agrotoken tem como estratégia de mercado, tokenizar mais de 1 milhão de toneladas de grãos até o final do ano.

Sobre o Broto

Broto é a plataforma digital de agronegócio do Banco do Brasil. Criada em 2020, reúne, em um só lugar, tudo que o produtor precisa para expandir seus negócios, com soluções para todas as etapas da cadeia produtiva.

No Broto, o produtor encontra uma loja virtual com milhares de produtos e serviços de diversas categorias, como máquinas, implementos, energia, armazenagem, insumos e agricultura de precisão. A plataforma também facilita o acesso a soluções financeiras e de proteção do BB e empresas coligadas.

Ainda, disponibiliza ferramentas para ajudar na gestão rural, como os simuladores de safra, plantio, energia solar, clima e balanço hídrico, bem como cursos gratuitos, notícias do setor e eventos virtuais. Conheça o jeito digital de fazer agro: www.broto.com.br.

Sobre a Agrotoken

Agrotoken é a primeira empresa do mundo capaz de criar tokens fungíveis a partir de commodities agrícolas, com o objetivo de digitalizar e democratizar o agronegócio. A plataforma tecnológica promove um ecossistema simples, justo, equitativo e eficiente, que permite aos produtores rurais “transformar” sua produção em criptoativos reais e confiáveis, habilitados para realizar diversas operações financeiras. Com tecnologia blockchain 100% digital, a startup de origem argentina acaba de realizar as primeiras tokenizações no Brasil.

 

Expointer grãos digitais

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.