MRV&CO está divulgando seu Relatório de Sustentabilidade 2022 — documento que demonstra o desempenho do grupo em práticas e estratégias alinhadas à agenda ESG. Os resultados, tanto em inovação quanto no âmbito social, são efeito do aporte da companhia em ações em todo o país, incluindo o Rio Grande do Sul, onde clientes da maior construtora da América Latina já estão contribuindo para melhorar esse ranking e também usufruindo de benefícios gerados pelas iniciativas na área.
Um exemplo local diz respeito ao movimento Net Zero, iniciativa de aceleração das entregas de impacto relacionadas ao ODS 13 (Ação Climática), referente ao uso de energia renovável. Mais de 60 famílias que moram em empreendimentos da construtora no RS já estão gerando energia limpa, de forma remota, e obtendo descontos de até 7% em suas contas, a partir da parceria firmada pelo grupo MRV&CO com a Stella Energia.
A geração ocorre em fazendas solares em diversos pontos do território nacional, que é injetada na rede de distribuição das concessionárias, contabilizando descontos para os clientes cadastrados no programa inovador. A adesão gratuita é feita pela plataforma Mundo da Casa, que oferece produtos e serviços para personalização de apartamentos MRV. Até o final de 2022, a empresa contabilizou mais de 1.750 contratos ativos no Brasil, totalizando uma economia de mais de R$ 400 mil para os clientes.
Quanto aos resultados relativos à emissão dos gases de efeito estufa, durante o ano passado a companhia registrou uma redução de 27% em relação a 2021, com o aporte de R$ 7 milhões ao plantio de mais de 138 mil mudas de árvores. Deste total, 2,5 mil foram no Rio Grande do Sul.
O Estado também tem participação nas iniciativas em educação, que receberam ao todo R$ 4,4 milhões em investimentos. Um dos exemplos, além de cursos de capacitação, é o projeto Escola Nota 10, implantado em canteiros de obras em Porto Alegre e Gravataí, e voltado a zerar o analfabetismo entre os trabalhadores do grupo. Nestas três cidades gaúchas foram certificados 27 alunos no ano passado.
Com produção de 40 mil unidades e total previsto de R$ 5,8 bi em VGV ao ano, somando mais de 500 mil clientes, as empresas do grupo, incluindo a MRV, Luggo, Sensia, Resia e Urba, estão posicionadas como referência em sustentabilidade. “Nosso legado está conectado com milhares de histórias. A habitação permite a realização do sonho da casa própria, abrindo caminhos para um futuro melhor”, diz Eduardo Fischer, CEO do grupo MRV&CO. “Como plataforma habitacional, sabemos que a inovação é essencial para continuarmos gerando impacto positivo, valorizando o sólido e criando o novo de forma sustentável. Como líderes do setor, assumimos a responsabilidade de ir além dos nossos limites”, complementa.
Com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, em 2015, a MRV&CO reafirma seu papel como referência em gestão estratégica dos ODS, trabalhando em harmonia com seus objetivos econômicos.
Para obter mais informações sobre o Relatório de Sustentabilidade 2022 da MRV&CO, visite o site.