Renner inaugura lojas circulares – A Renner acaba de abrir as duas primeiras lojas circulares no estado. Materializando os principais avanços da companhia na área da sustentabilidade, as unidades localizadas em Porto Alegre e em Canela foram planejadas para gerar o mínimo de impacto ambiental, a partir de uma infraestrutura física pioneira, baseada na economia circular – que está relacionada ao melhor uso de recursos naturais. O modelo também oferece tecnologia e serviços inovadores para proporcionar uma jornada omnicanal completa, com total integração entre as compras físicas e online.
“As lojas circulares contam com um projeto de arquitetura, engenharia e mobiliário pioneiro para oferecer uma experiência omnicanal num ambiente ecoeficiente, em linha com a nossa sólida jornada ESG e com nosso propósito de encantamento”, comenta a diretora de Operações, Fabiana Taccola. “A Renner nasceu no Rio Grande do Sul e mantém uma forte conexão com os gaúchos. Por isso, implementar no estado um conceito de loja tão pioneiro é um marco importante para a nossa empresa, como parte do desejo de proporcionar opções de consumo cada vez mais responsáveis para os clientes”, complementa.
A loja de Porto Alegre, que fica no Shopping Iguatemi, foi reinaugurada na sexta-feira, 4/8, como resultado de uma reformulação total do ponto de venda que havia no local. Desde janeiro deste ano, a unidade de 6.670 mil m² recebeu um investimento de R$ 28 milhões para incorporar os atributos de circularidade e omnicanalidade em todos os seus três andares.
|
|
Já a loja de Canela inaugurou na quinta-feira, 3/8. Com três pisos e um investimento de mais de R$ 11 milhões, está localizada em um prédio de 1.581 m² na Rua Felisberto Soares, próximo à Catedral de Pedra, no coração turístico na cidade da Serra Gaúcha. No total, as duas unidades tiveram um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.
|
|
Sustentabilidade
Projetadas para operar com a máxima redução dos impactos ambientais, da obra à operação, as duas novas lojas circulares da Renner contemplam práticas como o abastecimento de energia proveniente de fontes renováveis de baixo impacto e o uso de equipamentos automatizados com menor demanda energética. As soluções de arquitetura foram pensadas dentro do conceito de design circular, com a redução no volume de materiais de construção, a reutilização e o descarte adequado desses componentes no fim da sua vida útil, a diminuição na geração de resíduos e a escolha de mobiliário produzido de forma responsável. Tudo isso permite menor emissão de gases de efeito estufa e menor consumo de água.
As lojas contam também com um espaço específico que dá visibilidade a iniciativas de sustentabilidade da Renner, como as roupas com matérias-primas e processos menos impactantes – que já representam 80% do total da marca. O objetivo é informar e engajar os clientes, aproximando-os cada vez mais desse universo.
A aplicação dos princípios de circularidade está alinhada aos novos compromissos públicos de sustentabilidade da companhia, com metas para acelerar o desenvolvimento de processos ambientalmente mais responsáveis em seus produtos e modelos de negócios. Além da redução no consumo de energia e da menor geração de resíduos, por exemplo, outro objetivo é que, até 2030, 100% das peças de vestuário das marcas próprias da varejista sejam mais sustentáveis.
|
Soluções de omnicanalidade – As novas lojas de POA e de Canela oferecem também soluções inovadoras de omnicanalidade para garantir mais conveniência e agilidade aos consumidores. Entre elas, destacam-se a bancada Omni e os diferentes canais de autoatendimento e checkout.
Dedicada à venda digital, a bancada Omni está equipada com desktop onde os clientes podem consultar e adquirir toda a variedade de modelos, tamanhos e cores dos produtos disponíveis nos estoques do e-commerce e de outras unidades físicas da Renner, além de acessar um aplicativo que ajuda na escolha de fragrâncias. Neste caso, a finalização das compras é feita nos equipamentos da própria loja com o apoio dos colaboradores sempre que necessário.
Já os serviços para acelerar o procedimento de checkout incluem caixas de autoatendimento, equipamento em que o consumidor pode finalizar o processo de compra de forma totalmente autônoma, e o Pague Digital, que dá ao cliente a opção de realizar suas compras por meio do app da Renner instalado em seu próprio smartphone. Além disso, as novas unidades contam com a solução de Venda Móvel, em que o consumidor pode finalizar sua compra com a ajuda de colaboradores em qualquer local das lojas.
Pioneirismo – Este modelo de loja circular foi implantado pela primeira vez no varejo brasileiro pela Renner em 2021, na cidade do Rio de Janeiro. Além das duas novas operações no Rio Grande do Sul, a marca conta com outros onze pontos de venda do tipo, sendo dois na cidade do Rio de Janeiro e os demais em Petrópolis (RJ), Eusébio (CE), São Vicente (SP), Catanduva (SP), Mogi das Cruzes (SP), Penápolis (SP), Muriaé (MG), Mogi Mirim (SP) e Alfenas (MG).
“Desde o início deste ano, todas as novas lojas da Renner contemplam atributos de circularidade. Isso reforça o papel da Renner como agente de transformação do varejo brasileiro ao oferecer cada vez mais opções de consumo consciente aos clientes”, finaliza o gerente geral de Sustentabilidade da Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.
Renner inaugura lojas circulares
Sobre a Lojas Renner S.A.
Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a primeira corporação brasileira, com 100% das ações negociadas em bolsa. Também está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas seguintes marcas: Renner, que tem roupas e acessórios para todos os estilos; Camicado, do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; Ashua Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 42 a 58; e Repassa, plataforma de revenda de roupas, calçados e acessórios.
Atualmente, são mais de 650 lojas em operação, considerando todos os negócios do ecossistema. Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Companhia iniciou seu processo de internacionalização ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019. A Lojas Renner S.A. é formada ainda pela Realize CFI, que apoia a atividade de varejo através da oferta e gestão de produtos financeiros; e pela Uello Tecnologia, uma logtech nativa digital focada em soluções para entregas urbanas.
Renner inaugura lojas circulares