Fórum ESG da Indústria debate oportunidades e a transformação dos negócios. As oportunidades e as tendências da agenda ESG no universo das pequenas, médias e grandes empresas estarão no centro do conteúdo da 2ª edição do Fórum ESG da Indústria. Promovido pelo Sebrae RS, a Fiergs e o Sesi/RS, o evento será realizado no próximo dia 26/07 (quarta-feira), das 8h30min às 18h, no Salão de Convenções da Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas.
Pelo segundo ano consecutivo, o fórum integra a agenda do Polo Sebrae de Indústria – reconhecimento dado pelo Sebrae Nacional ao braço gaúcho da organização no Estado. Segundo a analista de competitividade setorial ESG do Sebrae RS, Kelly Valadares, o termo que abrange os pilares ambiental, social e governança, vem ganhando grande visibilidade nos últimos anos nos mais diferentes mercados, impulsionado pela necessidade de adequação do mundo corporativo aos valores. “É preciso assumir uma mentalidade estratégica e incorporar as questões ESG aos negócios como oportunidade”, explica.
A sigla em inglês ESG representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas. O objetivo de tal compromisso é mais do que apenas evitar a deterioração dos recursos naturais. É também combater a ausência de práticas corporativas voltadas para as políticas sociais e a falta de uma gestão íntegra.
Fórum ESG da Indústria é futuro nos negócios
ESG é mais que uma política de compensação, é uma estratégia sólida que deve ser planejada e incorporada em todas as ações da empresa. Por isso, entender como o ESG é importante para a sua empresa é fundamental para que ela possa se desenvolver.
A sigla ESG surgiu pela primeira vez em 2004, em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre). Com 20 instituições financeiras, de nove países, o documento foi criado para estabelecer diretrizes que incluíssem as questões ambientais, sociais e de governança para o mercado financeiro.
Fórum ESG Indústria negócios