Presidente da Certaja, Renato Pereira Martins, é eleito presidente do Sindicooper

Mandato de Renato Pereira Martins terá início em setembro de 2023 e se estenderá até 2026.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Certaja
Certaja

O presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, foi eleito presidente do Sindicato das Cooperativas de Eletrificação e Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicooper). A chapa única inscrita no pleito foi aclamada em Assembleia Eleitoral, realizada na Associação dos Funcionários da Coprel, em Ibirubá, no dia 12 de julho.

A diretoria terá Erineo José Hennemann, da Certel, como vice-presidente; Querino Volkmer, da Cooperluz, como secretário; e Jairton Nunes Vieira, da Coopernorte, como tesoureiro. O mandato se inicia em 11 de setembro deste ano e se estende até 11 de setembro de 2026.

Foi eleito, ainda, o Conselho Fiscal 2023/2026, que tem o vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga, como suplente. No mesmo dia também foi realizado evento da FECOERGS sobre a abertura do mercado e seu impacto nas cooperativas.

Sobre a Certaja

A história da CERTAJA começa em 17 de outubro de 1969 com a criação da Cooperativa de Eletrificação Rural Taquari-Jacuí Ltda. – CERTAJA. O objetivo primeiro desta cooperativa, como o próprio nome diz, era de levar a energia elétrica às propriedades rurais da sua área de atuação, propiciando, por meio deste insumo, uma melhor qualidade de vida para os associados e o desenvolvimento econômico da região.

Após alguns anos, sentindo a necessidade de diversificar suas atividades e ampliar sua participação no mercado dos negócios, no ano de 1975, resolveu ingressar no segmento de bens duráveis (materiais elétricos e eletrodomésticos). Em 1993, a CERTAJA a pedido da comunidade, incorporou a Cooperativa de Produção de Grãos de Taquari – COMITAL, que, na ocasião, encontrava-se em dificuldades financeiras. Assim, nesta época, seu leque de negócios incluiu, além da distribuição de energia elétrica, engenho de arroz, agroveterinária e supermercado.

Em 1º de janeiro de 2008, por exigência da legislação do setor elétrico brasileiro, através da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aconteceu o desmembramento dos negócios da Cooperativa. Deste modo a antiga cooperativa, nesta época denominada Cooperativa de Energia e Desenvolvimento, deu origem a duas novas cooperativas: a CERTAJA ENERGIA, responsável pela atividade de distribuição da energia elétrica, e a CERTAJA DESENVOLVIMENTO, abrangendo as atividades ligadas ao fomento agropecuário.

 

Certaja