Expodireto Cotrijal começa hoje em Não-Me-Toque

A feira tem 610 empresas expositoras em 131 hectares, o que torna esta a maior edição da história da Expodireto Cotrijal.
Instituto Desenvolve Pecuária debate produção na Expodireto
Foto: Bruna Scheifler/Divulgação

Expodireto Cotrijal começa hoje em Não-Me-Toque – A movimentação no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS foi intensa nos últimos dias. A feira começa hoje, com 610 empresas expositoras em 131 hectares, o que torna esta a maior edição da história da Expodireto Cotrijal.

O trabalho de montagem de estandes começou em 10 de fevereiro e na sexta-feira, dia 7, chegaram ao parque a as últimas estruturas da edição que celebra os 25 anos da feira – uma das maiores do agronegócio brasileiro. A abertura da feira está marcada para as 9h, no Auditório Central. Devem participar autoridades entidades representantes do agronegócio e delegações internacionais.

O Pavilhão Internacional receberá representantes de 70 países e terá a maior quantidade de empresas estrangeiras expositoras na história da Expodireto Cotrijal, com destaque para a participação de empreendimentos de China, Itália, Alemanha, Índia, Polônia e Uruguai. O espaço também sediará o 6º Seminário China/Brasil da cadeia de suprimentos da Agricultura, Pecuária e Alimentação. O auditório do International Point terá uma série de eventos e debates, com palestrantes do Brasil e do Exterior.

O Pavilhão da Agricultura Familiar contará com 222 expositores, sendo 75% agroindústrias e 25% empreendimentos de artesanato. Entre os expositores estão produtores de flores e plantas, comunidades indígenas, além de grande variedade de produtos, incluindo pães, geleias, sucos, salames, queijos, mel, vinhos e cachaças.

Programação intensa

A 25ª Expodireto Cotrijal apresenta uma abrangente programação para discutir os principais desafios, inovações e oportunidades do agronegócio. Em diferentes espaços do parque, em Não-Me-Toque/RS, serão abordados temas relacionados à produção vegetal e animal, à sustentabilidade e inovação.

Após a abertura, marcada para as 9h de hoje, ocorre homenagem da Calçada da Fama do Agro a Claudio Bier, presidente do Sistema Fiergs. Durante a tarde, a Cotrijal, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Não-Me-Toque realizarão a entrega do Troféu Semente de Ouro para Jânio Stefanello, presidente da Coprel.

Amanhã, o destaque é o 35º Fórum Nacional da Soja, que contará com palestra do investidor Ricardo Geromel, abordando a influência chinesa no setor, e com André Debastiani, sócio-diretor da Agroconsult, apresentando cenários para os mercados de soja e milho na safra 2024/2025.

Reafirmando o importante papel da feira como palco de reivindicações políticas, na sexta-feira (14), a Expodireto Cotrijal recebe a Audiência Pública do Senado Federal, onde deve ser discutida a securitização de operações de crédito rural para produtores afetados por eventos climáticos extremos. O objetivo da iniciativa é renegociar as dívidas com prazos e juros compatíveis.

A Expodireto Cotrijal também promove fóruns durante toda a semana para oportunizar discussões relacionadas aos principais setores do agronegócio em parceria com instituições de pesquisa, cooperativas e entidades, retratando as principais inovações para a produção, oportunidades de negócio e perspectivas de mercado.

Na área de produção vegetal da Cotrijal, o destaque da programação é o Momento Especialistas do Agro. Ao longo de toda a semana, pesquisadores apresentarão informações técnicas relativas aos principais desafios atuais da agricultura, incluindo clima, insumos biológicos, manejo de solo e controle de doenças e de plantas daninhas.

A programação completa pode ser conferida em https://www.expodireto.cotrijal.com.br/programacao

Expodireto Cotrijal começa hoje em Não-Me-Toque