Abertura da colheita do arroz amplia espaço para pecuária – O Instituto Desenvolve Pecuária esteve presente na 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul. A presidente do Desenvolve Pecuária, Antonia Scalzilli, foi agraciada com a Pá do Arroz, tradicional homenagem que reconhece a contribuição do trabalho de profissionais, entidades, empresas e produtores para o setor arrozeiro. “Foi muito especial ser reconhecida como guardiã da segurança no campo. O prêmio faz com que a gente sinta que nosso trabalho está no rumo certo”, afirma Antonia.
Conforme a dirigente, as pessoas que já foram agraciadas com a Pá do Arroz são pessoas que ela admira muito. “Receber uma homenagem como esta me coloca ao lado de pessoas que me inspiram”, celebra. Em seu discurso, Antonia ressaltou que foi possível perceber, entre os homenageados, uma grande paixão pelo que fazem. “E realmente sou uma pessoa apaixonada pelo meu trabalho e o faço com muita determinação. Quando temos a sorte de trabalharmos com o que amamos, nada nos pára.”
O Instituto também foi destaque com a programação da Arena Pecuária, novo espaço criado dentro do evento, voltado à pecuária gaúcha. Na Arena, foram realizadas palestras e oferecidas degustações de carne de frigoríficos parceiros durante os três dias de evento.
Segundo a presidente, a integração com o Universo Pecuária foi fantástica na realização do evento. “Pessoas importantes passaram pelo espaço. Os grandes atores da pecuária do Rio Grande do Sul estavam lá conosco, atentos ao que estava sendo falado. Temas como integração lavoura-pecuária, carne gaúcha de qualidade e rastreabilidade foram as pautas abordadas, e o público respondeu lotando o evento”, comemora Antonia.
Para a próxima edição, em 2026, a Federarroz fala em dobrar a área da Arena Pecuária, segundo Antonia. “A entidade ficou encantada com a forma como conduzimos a temática da integração da agricultura com a pecuária e é dessa forma que conseguimos os melhores benefícios para o campo e para o agronegócio”.
Abertura da colheita do arroz amplia espaço para pecuária