Cibersegurança: como está a capacitação de seus colaboradores? Na Cibersegurança temos 3 pilares muito importantes, que são as tecnologias, as operações e as pessoas, nós como profissionais da área temos que encontrar um equilíbrio para investir corretamente em cada um destes 3 grupos.
Hoje a curva de aprendizado de ferramentas de ataque está muito mais acessível do que a aplicação das defesas, necessitando de um contínuo investimento de conhecimentos e da melhoria contínua de nossas operações diárias.
Você empresário(a), hoje é estratégico ter um plano de Cibersegurança, pois os produtos ou a própria imagem da empresa poderá ser denegrida caso sofrer ataques, muito se fala sobre SE vai sofrer, ou QUANDO vai sofrer, temos que ter um plano para ambos, SE ou QUANDO, para mitigar á um nível que a empresa possa seguir com as suas operações.
O elo continua sendo o fator humano em todo o processo, nem sempre investindo na melhor tecnologia de proteção é o suficiente para barrar um ataque cibernético, um dos papeis do profissional de Cybersegurança, e equilibrar a balança dos grupos de tecnologia, operações e pessoas, porém a capacitação dos colaboradores ainda está baixa.
Encorajo tanto aos amigos de profissão, quando aos gestores das organizações, a realizar mais workshops, campanhas de conscientização para todos colabores, o investimento para isto é baixo e o retorno é alto.
Um simples exemplo, o colaborador sabendo do perigo do Phishing poderá evitar um ataque de Ransomware.
Algumas sugestões, de workshops:
• Dia do Phishing (o crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais)
• Dia do CID (Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade)
• Dia do Malware (software malicioso usado para causar prejuízo)
Sempre defendo que é necessário entender do risco, e mostrar o impacto que a organização sofrerá por um descuido do próprio colaborador, desta forma vamos melhorar muito a cultura de proteção de dados dentro das organizações, e consequentemente as tecnologias e as operações serão otimizadas e provendo a eficácia.
Cibersegurança capacitação colaboradores