Fiergs e Fecomércio-RS trazem Secretário Especial da Reforma Tributária, Bernard Appy. No dia 22 de maio, a partir das 10h, Porto Alegre receberá grandes nomes para debater sobre as propostas da Reforma Tributária (PEC 45/2019 e PC 110/2019) que estão sendo discutidas pelo Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados, assim como as visões dos setores produtivos do Rio Grande do Sul e dos Executivos federal, estadual e municipal. O evento gratuito “Reforma Tributária: Simplificação e Eficiência” é gratuito e realizado pela FIERGS, por meio dos Conselhos de Articulação Parlamentar (COAP) e de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (CONTEC), com o apoio a Fecomércio-RS.
Bernardo Appy, Secretário Especial da Reforma Tributária; o coordenador e o relator do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, deputados federais Reginaldo Lopes e Aguinaldo Ribeiro, serão alguns dos painelistas. Além deles, outros membros do Executivo federal e estadual enriquecerão as discussões que, também, contarão com a presença de representantes das entidades empresarias do Estado.
O último painel do encontro, que ocorre no Centro de Eventos da Fiergs, terá como tema a “Transição da tributação para um imposto sobre o consumo – Posicionamento setorial – Indústria/Comércio/Agricultura”, com participação do vice-Presidente do CIERGS, Thômaz Nunnenkamp; do presidente da Fecomércio RS; Luiz Carlos Bohn e do presidente da FARSUL, Gedeão Silveira Pereira.
Fiergs e Fecomércio-RS: Reforma Tributária, Simplificação e Eficiência
9h: Café de boas-vindas
10h: Abertura, com Presidente da FIERGS
10h15: Palestra inaugural, com o Gerente Executivo de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Carraro Telles
10h45: Painel 1: “A ótica do Legislativo – o que falta para aprovar a Reforma Tributária?”
Palestrantes:
Coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT/MG);
Relator do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro (PP/PB);
Senador Luiz Carlos Heinze (PP/RS);
Vice-líder do Governo no Congresso Nacional, deputado federal Bohn Gass (PT/RS);
Vice-coordenadora da Bancada Federal Gaúcha, Deputada Federal Any Ortiz (Cidadania/RS).
Mediação do Gerente Executivo de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcos Borges de Castro
12h às 13h: Intervalo
13h30: Painel 2: “Federalismo Fiscal e a Reforma Tributária – a visão da União, Estados e Municípios sobre a repartição das receitas no modelo IVA.”
Palestrantes:
Secretário Especial da Reforma Tributária, Bernard Appy;
Secretária da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, Pricilla Maria Santana;
Vice-Presidente da ABRASF; Rodrigo Fantinel;
Presidente da FAMURS; Paulo Ricardo Salerno.
Mediação do Gerente Executivo de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Carraro Telles
14h45: Coffee break
15h: Painel 3: “Transição da tributação para um imposto sobre o consumo – Posicionamento setorial – Indústria/Comércio/Agricultura”.
Palestrantes:
Vice-Presidente do CIERGS, Thômaz Nunnenkamp;
Presidente da Fecomércio RS; Luiz Carlos Bohn;
Presidente da FARSUL, Gedeão Silveira Pereira.
Mediação do Conselheiro da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Armando de Queiroz Monteiro Neto
16h15: Encerramento