Estudantes gaúchos vencem campeonato mundial de robótica nos EUA. Muita emoção da comunidade no Bairro Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre, na chegada dos campeões da Copa do Mundo de Robótica nos Estados Unidos. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, localizada na Vila Mapa, Porto Alegre, venceu a FIRST League Explorer. A equipe, chamada de Lobóticos, se destacou entre 56 projetos de robótica apresentados por representantes de diversos países.
O grupo criou uma maquete automatizada que projeta um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade do bairro Lomba do Pinheiro. O “parque do futuro” conta com vários brinquedos tecnológicos movidos por energias sustentáveis. Toda energia solar e eólica é gerada no próprio espaço.
— Ficamos emocionados pelo reconhecimento ao trabalho da Nathallya, do Matheus, da Gabriele, da Suri, da Lara e do Vítor, que, tão jovens, já expressam todo esse potencial de usar a inovação para pensar em melhorar a vida da comunidade local — comenta a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa.
O evento, que ocorreu de 19 a 22 de abril e recebe 60 equipes, em Houston, no Texas, é organizado mundialmente pela First Lego League — FLL, da Dinamarca. O grupo foi formado por cinco alunos que estão entre o 4° e o 5° ano do Ensino Fundamental: Nathalya Andrielly de Abreu Gonçalves, Vitor Muller Machado, Lara Bella Bernardes Hoffmann — os três com 10 anos — e Matheus Luis Carpes da Rocha e Sury Rafaelle Alves da Silva, ambos de nove anos. Além deles, a equipe conta com uma monitora, aluna do 9° ano, Gabrieli Bolico Welter, 14 anos. A liderança e mentoria ficam por conta da professora Cristiane Pelisolli Cabral.
Investimento para estudantes participarem do mundial de robótica
De acordo com a secretária de Educação de Porto Alegre, Sônia Rosa, a prefeitura investiu R$ 100 mil para viabilizar a viagem da equipe, custeando deslocamento, alimentação e hospedagem dos alunos e da professora. Para Sônia, a classificação da escola é motivo de satisfação e orgulho. “Estamos felizes em apoiar, não só tecnicamente, porque contribuímos com equipamentos de tecnologia e com a formação de professores, mas também financeiramente, para que os alunos possam participar de uma mostra internacional tão importante como essa.”
Algumas das mães dos alunos da Lobóticos buscaram, através da venda de doces, salgados e refrigerantes, arrecadar fundos para também auxiliar na viagem dos filhos. A venda ocorreu nos intervalos da escola e foi destinada aos jovens e aos funcionários do local.
Em 2011, por exemplo, o colégio da Lomba do Pinheiro venceu as Olimpíadas Brasileiras de Robótica e representou o Brasil no Mundial, que foi realizado no México. Em outras ocasiões, os Lobóticos viajaram para Paraíba, Brasília, Canadá e Holanda — neste último, a escola teve uma de suas melhores classificações, ficando entre os 10 primeiros colocados.
De acordo com a diretora do colégio, Andrea Brusch, a educação pública traz orgulho. “Conseguimos mostrar em várias áreas as potencialidades dos nossos alunos, que lutam dia após dia por uma vida melhor.”
Estudantes gaúchos mundial robótica