Richter Gruppe chega aos dez anos com influências europeias de urbanismo inteligente e consultoria para investidores do mercado imobiliário. Os serviços oferecidos se destacam pelo comprometimento no desenvolvimento das cidades, com empreendimentos urbanos planejados, criando lugares para as pessoas e oportunidades de investimentos.
O foco é a interação humana com os espaços, arte e natureza, algo visto em comum pelos empreendimentos realizados pela Richter.
Conforme o diretor José Paulo Richter, são dez anos de dedicação, paixão e crescimento, construindo empreendimentos que melhoram a vida das pessoas e que geram resultados. “Uma trajetória que nos orgulha muito pelo que conquistamos juntos e encorajados com o futuro que está por vir”, afirma.
Vanguarda em 2013, hoje as obras realizadas pelo Richter Gruppe fazem total sentido para a região, em consonância ao que acontece nos principais centros da Europa. Algo consolidado pelo LXFactory, espaço comercial e artístico de Lisboa, Portugal. O local é conhecido por compor elementos que fazem circular milhares de turistas todos os meses, aquecendo negócios e preservando a história.
De forma disruptiva a Richter Gruppe trouxe esta tônica para o Estado, com um formato diferente de construção dos espaços públicos. A administradora Josi Birckheuer Richter voltou recentemente da Europa, onde visitou empreendimentos desta natureza em Portugal, Itália e outros países.
Diretora também da Usté Cosméticos, buscou inspiração na LXFactory, de Portugal. Para ela, estar alinhado com as tendências da Europa é uma forma de tornar melhores os espaços públicos do estado. Para Josi, o Brasil ainda é muito jovem como nação.
Richter Gruppe urbanismo inteligente:
‘Eles sabem vender muito bem’
Valores do RS – Quais inspirações pode ser trazidas do LXFactory que podem ser adaptadas nos negócios aqui?
Josi Richter – Nosso país é tão jovem ainda, a gente percebe isso na Europa, pois passaram por muitas guerras, então nada mais natural do que eles restaurarem os lugares. Buscam valorizar ao máximo os espaços e utilizá-los em prol do ser humano, das pessoas, promovendo a maior circulação de público. Se a pessoa está na rua, ela vai consumir e o dinheiro vai circular. Então dentro desse contexto, a gente entende que é o ser humano que gera o consumo.
Valores do RS – Como percebe a valorização da arte nas ruas?
Josi Richter – A arte é um elemento importante porque acaba atraindo um nicho de mercado, mas além disso, o lazer, que está vinculado a esta geração que está saindo de casa. Você vai no lugar consumir, comer, tomar um café, um sorvete, e ao lado pode comprar em uma loja. Então esse movimento na Europa ele é muito natural, as pessoas vêm do mundo inteiro conferir as obras de arte, as coisas históricas que tem. Porque eles sabem vender muito bem o peixe deles, valorizam a cultura. As vezes tu anda quilômetros para chegar no lugar e te impressiona, mas não é só o marketing, o valor que eles dão para cada monumento impressiona.
Valores do RS – Como trazer para a realidade gaúcha?
Josi Richter – Eles sabem valorizar muito bem a sua história, os lugares, e é por isso que as pessoas viajam para a Europa. Eles revitalizam os espaços e o que acontece é que essas pessoas geram o movimento, o recurso acaba circulando nesse ambiente. Precisamos valorizar o que é da gente, saber vender a nossa culinária, nosso turismo, os nossos espaços, as nossas empresas, o nosso país. E com isso a gente gera negócios, valoriza as nossas marcas, como é o caso de um parque de negócios, onde as pessoas se fortalecem em grupo, é um empreendimento orgânico então automaticamente ele vai acontecendo ao longo do tempo.
Valores do RS – Dez anos atrás, como foram percebidas as ideias inovadoras em nível de Estado?
Josi Richter – Está muito claro para nós que essas inspirações, muitas de fora, que acontece um fator do imaginário coletivo. Às vezes as pessoas não compreendem, mas quem viaja e tem acesso a esses lugares, consegue compreender o que a gente está fazendo. Isso leva um tempo, então essas são as dores e as glórias de ser pioneiro. Por nós estarmos sendo pioneiros no Brasil, neste perfil de empreendimento, a gente às vezes leva um tempo maior, mas isso está dentro do nosso entendimento.
Temos claro nosso propósito de que os empreendimentos realmente podem contribuir com a nossa região, com as pessoas que vão consumir e desenvolver os espaços como um todo. Felizmente a gente está conquistando uma conexão com outras pessoas que pensam da mesma forma, em nível de Brasil.