Be8 e Cemvita firmam parceria em Bioeconomia Circular

O objetivo é desenvolver uma nova matéria-prima de baixo carbono a partir da glicerina, um subproduto da produção de biodiesel, para fortalecer a cadeia de valor do Combustível Sustentável de Aviação (SAF).
Be8 e Cemvita firmam parceria em Bioeconomia Circular

Be8 e Cemvita firmam parceria em Bioeconomia Circular – A empresa brasileira líder em biodiesel, Be8, e a líder norte-americana no desenvolvimento de soluções biotecnológicas inovadoras, Cemvita, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) na terça-feira, 21 de janeiro, na Casa Brasil, espaço de discussões do Brasil no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. O MOU tem como objetivo desenvolver a conversão de glicerina (um subproduto da produção de biodiesel) em matéria-prima de baixo carbono para a produção de Combustível de Sustentável de Aviação (SAF).

“Estamos estabelecendo uma parceria importante com o objetivo de desenvolver uma nova cadeia de valor de baixo carbono, utilizando matéria-prima residual para a produção de SAF e convertendo a glicerina bruta das operações da Be8 em bio-óleo sustentável com a nossa tecnologia”, explicou Moji Karimi, CEO da Cemvita, líder no desenvolvimento de soluções biotecnológicas inovadoras que promovem a energia sustentável.

“Há uma demanda crescente por SAF produzido a partir de matérias-primas residuais e circulares, e estamos muito empolgados em ajudar a indústria da aviação a atingir suas metas de longo prazo para reduzir as emissões com essa solução inovadora”, celebrou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8, maior exportadora de glicerina do país. Ele destacou que, com a parceria, mais uma vez, a Be8 demonstra seu DNA de inovação, seja desenvolvendo internamente ou buscando parcerias como esta com a Cemvita.

“É um prazer estabelecer essa colaboração estratégica com a Cemvita, que traz sua expertise em biotecnologia industrial e biologia sintética dentro de um modelo de Bioeconomia Circular que nos permitirá produzir um SAF de muito baixo carbono”, disse Battistella. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela nova equipe de negócios liderada por Tulio Abi-Saber, Vice-Presidente de Finanças da Be8.

Um grupo de trabalho formado por profissionais das duas empresas agora conduzirá um estudo detalhado de viabilidade técnica e econômica sobre o processo proposto de produção de bio-óleo, incluindo os detalhes de um modelo de negócios colaborativo, e as estimativas de investimento para uma planta de conversão de glicerina em matéria-prima para SAF no Brasil.

Os estudos também incluirão o uso do bio-óleo sustentável, obtido a partir da nova parceria, como matéria-prima no Projeto Omega Green. A iniciativa é uma biorefinaria de classe mundial que produzirá SAF, diesel verde (HVO) e naphtha verde, localizada no Paraguai.

A Be8 acredita que o desafio da transição energética será enfrentado por meio de uma combinação de diferentes soluções. A empresa anunciou recentemente a construção de uma planta de etanol em grande escala no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A atual parceria com a Cemvita para fortalecer a cadeia de valor do SAF reforça o objetivo de longo prazo da Be8 de se tornar um provedor de soluções sustentáveis em biocombustíveis.

Be8 e Cemvita firmam parceria em Bioeconomia Circular