Fecomércio-RS apresenta Sondagem do Segmento de Moda – Realizada de 12 de novembro a 13 de dezembro de 2024, a pesquisa da Fecomércio-RS entrevistou 385 estabelecimentos dos segmentos de Vestuário e Calçados, selecionados de forma aleatória no RS, sendo todos optantes do Simples Nacional. Depois do segmento ser amplamente impactado em maio, conforme reportaram 74,3% dos entrevistados, ainda 33,5% das empresas avaliava seu patamar atual de faturamento como abaixo do que era esperado/projetado antes da tragédia. Na avaliação das vendas nos últimos três meses, 38,2% consideravam seu desempenho como regular.
Sobre a expectativa do setor com a época mais importante do ano para suas vendas, 58,5% esperavam vendas melhores que as vendas de 2023; 36,6% esperavam vendas semelhantes e apenas 4,9% vendas piores. Para os próximos seis meses, a grande maioria (73,0%) tem expectativa positiva, com melhora nas suas vendas, enquanto 26,0% esperam estabilidade e apenas 1,1% esperam piora. Nenhum entrevistado vislumbrava diminuir sua força de trabalho nos próximos seis meses: 65,2% projetam manutenção e 34,8% aumento no total de pessoas trabalhando na empresa. Para a economia brasileira, 23,4% esperam melhora; 42,3% esperam estabilidade e 34,3% projetam piora. Apenas 11,9% projetam investir na sua empresa nos próximos seis meses.
De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, o segmento da Moda tem no final do ano seu ápice de vendas, sendo a oportunidade de retomar seu nível de faturamento para fazer frente as perdas que consumiram as reservas das empresas e dos sócios. “Se por um lado seguimos com o desafio de lidar com as sequelas de um ano bastante difícil, por outro, precisamos continuamente alinhar nossos negócios tendo o cliente como centro da nossa estratégia, sobretudo em um segmento marcado pela forte concorrência – não apenas de ofertantes, mas também pela destinação da renda dos consumidores.”
Características do setor
O panorama geral do segmento identifica que 64,2% atuam a pelo menos 5 anos no mercado (17,7% de 5 a 10 anos e 46,5% mais de 10 anos), sendo que, apesar da maior parte (65,7%) operar em apenas um local, 28,8% das empresas entrevistadas têm dois ou três estabelecimentos. Sobre o ticket médio, 63,2% relataram valores entre R$ 200 e R$ 500. Na avaliação do segmento sobre os empecilhos ao crescimento das vendas, depois do baixo crescimento da economia brasileira (61,6%) e da baixa demanda pelos seus produtos (56,9%) aparecem a concorrência de sites/Marketplaces nacionais (41,6%) e estrangeiros (35,6%).
A vasta maioria (95,1%) tem controle informatizado de vendas e de estoques, e fica evidente a ampla utilização das redes sociais para impulsionar vendas, tanto por canal de atendimento direto no Whatsapp (98,4%), quanto por publicações nas redes (98,2%). Especificamente sobre as publicações, a sondagem identifica que em regra são feitas de forma planejada (88,1%) e por uma pessoa designada na própria equipe (82,9%), mas com uso ainda bastante limitado da Inteligência Artificial para o desenvolvimento do conteúdo. Mais de dois terços dos entrevistados (67,8%) indicaram que a maior parte das suas vendas acontecem de forma parcelada no cartão de crédito.
A pesquisa completa pode ser conferida AQUI.
Fecomércio-RS apresenta Sondagem do Segmento de Moda