Desde 2018, em Arroio do Meio, a Vale Log tem por objetivo qualificar a estrutura, proporcionar comodidade, melhores preços e formas de pagamento para os cooperados, com oficina e borracharia próprias. O atendimento e a organização ficam a cargo de seis colaboradores, responsáveis pelo atendimento de cerca de 170 caminhões por mês.
De acordo com o presidente da Cooperativa, Adelar Steffler, avanços recentes são celebrados pelo grupo, após muito esforço de todos os envolvidos. “A negociação de pneus direto das fábricas Michelin e Continental, assim como de óleos lubrificantes Shell, dentre outros insumos, são conquistas que beneficiam todos os envolvidos”, afirma.
Com projeção de ampliar os serviços prestados e as parcerias com fornecedores, atualmente a Vale Log oferece troca de óleo, motor, caixa, diferencial e direção hidráulica. Além de montagem e trocas de pneus, lubrificação (cortesia mensal por caminhão), consertos de assoalho e tampas da carroceria. Oferece serviços de reparos básicos no sistema elétrico, substituição e instalação de iluminação e limpeza dos tanques de diesel com máquina de diálise. Ainda conta com a instalação de caixas de comida, caixas de ferramentas, suportes e rede de gás, barricas d’água e geladeiras. A parcerias com oficinas especializadas em serviços de soldas e tornearia é um diferencial.
O coordenador do setor, Maicon Guedes, explica que todo processo da recapagem é administrado pela cooperativa, desde a retirada do pneu, análise da carcaça, até o envio e recebimento. “Com isso, conseguimos agilidade de entrega, preços, prazos, além de fornecer o empréstimo de pneus e rodas da cooperativa”, explica.
Ao longo de 2022 foram recapados cerca de 1.170 pneus, vendidos mais de 1.670 – sendo mais de 1.200 em Arroio do Meio e mais de 430 no Paraná, além da montagem de mais de 3.400 pneus e a troca de 1.770 pneus de veículos cooperados.
Sobre a Vale Log
Em 2006, um pequeno grupo de 24 associados fundou, na cidade de Arroio do Meio, interior do Rio Grande do Sul, o que viria a se tornar a Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari, a Vale Log. Com uma gestão profissional e transparente, a Vale Log garante a perenidade do negócio tornando-se cada ano mais competitiva e oferecendo soluções em logística a seus clientes.
Com uma frota aproximada de 200 caminhões graneleiros, a Vale Log transporta cereais, fertilizantes e sementes com seriedade e comprometimento. Possui capacidade de carga de mais de de 61.000 toneladas/mês. São em média 160 cooperados que fazem da Vale Log uma das maiores Cooperativas de Transporte do Rio Grande do Sul; e também uma das maiores do Brasil.