Segundo dia da NRF 2023, em Nova York: do e-commerce a plataforma digital

Um dos assuntos abordados entre as grandes varejistas na NRF 2023, maior feira de varejo do mundo, em Nova York, é a tendência do varejo em transformar o e-commerce em plataforma de mídia digital.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
NRF 2023 e-commerce plataforma digital

Um dos assuntos abordados entre as grandes varejistas na NRF 2023, maior feira de varejo do mundo, em Nova York, é a tendência do varejo em transformar o e-commerce em plataforma de mídia digital. As grandes varejistas estão transformando seus e-commerces em plataformas de mídia digital. Segundo projeção da consultoria Insider Intelligence, as plataformas que receberão maior investimento em mídias digital em 2023 não serão mais as clássicas Google e Meta (Facebook), mas sim o Walmart e a Instacart (supermercado online).

Esse movimento vem crescendo, plataformas como Amazon e Hulo já estão vendendo espaço de mídia dentro dos seus sites e oferecendo estratégias para impulsionar as marcas que vendem ali.

NRF 2023 do e-commerce para plataforma digital

Já a Nordstrom, rede americana de lojas de departamento, está apostando na venda de espaços de mídia que integram o varejo físico e o digital: a rede trabalha com estilistas dentro das lojas, para atender aos clientes, e que também são influenciadores. Eles produzem conteúdo sobre looks, dicas e produtos e os clientes podem comprar direto, a partir do conteúdo feito pelo estilista, seja online ou físico.

 

Redes de Mídia de Varejo
Redes de Mídia de Varejo

O coordenador de varejo do SebraeRS, Fabiano Zortéa, está presente na Semana do Varejo de Nova York. Para ele, o varejo precisa construir motivações para tirar as pessoas de casa, terem bons momentos na loja e, por consequência, comprarem algo. Um dos painéis foi o futuro da loja física em uma era Ominochannel – com Matt Alexander, CEO da Neighborhoodgoods, Amanda Raposo, Chief Experience Officer da Camp e Anna Harman, CEO da Studs

As pessoas querem e precisam se divertir. Assim, se quisermos fluxo, temos que fazer algo que melhore o dia das pessoas. As ações podem ser realizadas a partir do incentivo ao uso dos produtos. As empresas também precisam pensar em ensinar algo útil aos consumidores, como encontros com conteúdos relacionados aos produtos e parcerias com outras empresas. Em um mundo complexo, varejo é sempre sobre servir e resolver as demandas dos consumidores.

NRF 2023: varejo para resolver problemas  além do e-commerce  

A primeira palestra da maior feira de varejo do mundo foi ministrada pelo presidente e CEO da rede supermercados Walmart U.S., John Furner, que apontou a relevância da postura da empresa para sucesso no setor em 2023: “o varejo que compreender e se dedicar mais a ajudar as pessoas genuinamente e resolver os seus problemas terá melhores chances nos próximos anos.” O empresário também destacou a honra de representar pessoas e disse que o varejo é feito delas. 

Produtos voltados ao consumidor 

A personalização das vontades de consumidor refletida nos produtos oferecidos pelas empresas deu o tom à palestra de Paige Thomas, presidente e CEO da Saks – cadeia de lojas de departamentos de luxo nova-iorquina.  

“Os principais investimentos precisam ser direcionados às pessoas do atendimento e a atração de clientes. Com a estratégia de aumentar vendas e democratizar o acesso a moda de luxo, estabelecem parcerias brechós e marcas de aluguel de roupas para comercializar roupas e acessórios de luxo usados”, afirma Thomas. 

Para quem você está vendendo 

Em outra palestra da edição de número 113 da NRF Retail’s Big Show, Jeff Jennette, CEO da Macy’s, reforçou a importância do varejo entender quem consome seu produto: “Entendemos que o varejo se faz a partir da ciência de dados e estamos engajados em encontrar pessoas competentes para aumentar e qualificar as pessoas que trabalham com tratamento, análise e gestão de dados. Desta forma o varejo tem uma grande vantagem competitiva”. 

Parceria entre marcas como objetivos em comum 

Já o painel com Jacob Hawkins, Chief Marketing da Forever 21, e Jacee Scoular, diretor do Brands da Hollister, dissecou a colaboração entre as marcas em busca engajamento de novos clientes no ambiente digital precisa partir de um grupo de consumidores que seja relevante para as duas marcas.  

Forever 21 e Barbie fizeram uma parceria para adicionar todo o universo lúdico da boneca Barbie nos canais de comunicação da marca onde novas coleções foram lançadas para atrair os fãs da Barbie a fim de fazê-los comprar produtos nas lojas da Forever 21. 

O Especialista de Competitividade Setorial do Sebrae RS, Fabiano Zortea, comenta que para uma colaboração como esta funcionar, as marcas precisam ter um público em comum em conjunto a um “cauteloso trabalho de harmonia e objetivos entre as marcas para gerar engajamento digital”. 

NRF 2023 e-commerce plataforma digital

Nutrindo as pessoas e o planeta

A decisão do mix de produtos e dos fornecedores, por exemplo, passa por uma rigorosa verificação de procedência e dos valores e práticas das marcas parceiras. Afinal, o propósito da empresa deve estar presente em toda a cadeia. Isso vale para os colaboradores também. Desenvolver e cuidar das pessoas faz com que elas queiram trabalhar e crescer na empresa, e isso impacta diretamente na satisfação do cliente.

E por falar no cliente, já que o mundo físico está mais vivo do que nunca, a empresa busca novos formatos para trazer a sustentabilidade ainda mais forte para o negócio, reduzindo o plástico, usando mais produtos orgânicos. Tudo isso através do feedback do cliente, que sugere melhorias que são aplicadas rapidamente.

Fechando o segundo dia

Para fechar o segundo dia de palestras na NRF, uma companhia mais que especial no painel “Reimaginando o varejo através dos insights dos consumidores: uma conversa com Ron Coughlin, CEO da Petco”. 🐕

Quando a empresa foi criada, não existiam outras opções no segmento com o conceito one stop shop no mercado, o tutor precisava ir ao veterinário, na farmácia e na petshop para comprar ração. Eles criaram um ecossistema que é bom para o pet e seus tutores, pois concentra tudo no mesmo lugar. 🐾 Olha a dica, hein!

E enquanto muita gente fala em morte da loja física, a Petco abriu novas operações. “A loja tem serviços, tem razão de existir para o cliente. A loja é o estoque, é o suporte para as entregas e a logística de outros canais”.

Isso se confirma nos números: 39% dos clientes são omnichannel, ou seja, compram em vários canais e desejam ter essas opções para seus diferentes momentos.

NRF 2023 e-commerce plataforma digital

 

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.