Randoncorp oportuniza formação profissional para 149 jovens – Valorizar pessoas e abrir espaço ao desenvolvimento de talentos para construir o amanhã é um tema fundamental para a Randoncorp, traduzido em ações que promovam a cidadania e o desenvolvimento social e que facilitem o ingresso de jovens ao mercado de trabalho. Exemplos desse incentivo, os programas Qualificar, mantido pela Randoncorp, e Iniciação Profissional, ligado ao Instituto Elisabetha Randon (IER), realizaram a formatura das turmas de 2024.
No Teatro FSG, em Caxias do Sul (RS), a cerimônia reuniu 149 jovens, 80 formandos do curso de Assistente de Logística, do Programa Iniciação Profissional, e 69 concluintes do curso de Operador de Processos de Fabricação Mecânica, do Programa Qualificar. A paraninfa das turmas de 2024, escolhida pelos alunos, foi Veridiana Sonego, diretora de Planejamento Estratégico e Financeiro & Sistemas de Gestão na Randoncorp. Durante a cerimônia, os alunos Isabelli Sartori da Silva e Renata Boff (Iniciação Profissional), além de Eduardo Xavier Vilasboa Paim e Manuela Drum de Vargas (Qualificar) receberam o Certificado de Destaque pelo desempenho nos estudos.
“Atuar em prol da cidadania e do desenvolvimento social é o que nos impulsiona diariamente a oferecer mais oportunidades para quem passa pelos nossos programas. Por isso, mantemos o foco do IER na formação humana e na capacitação profissional, parte importante de nossa missão”, destaca a diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon Barbosa.
“Os programas de formação profissional buscam fortalecer o papel da Randoncorp como um ambiente para que as pessoas, de aprendizes a colaboradores, possam se conectar e se desenvolver profissionalmente”, complementa Vanessa Borges Fonseca Schwantes, gerente de Pessoas e Cultura da área de TI&CSC da Randoncorp.
O Programa Iniciação Profissional tem a missão de preparar jovens entre 15 e 16 anos para a inserção no mercado de trabalho, por meio de uma formação técnica e humanística, promovendo a inclusão social. O curso oferecido em parceria com SENAI é o de Assistente de Logística.
O Programa Qualificar também objetiva capacitar jovens. A iniciativa reúne estudantes de 16 a 18 anos para o curso de Operador de Processos de Fabricação Mecânica, também em parceria com o SENAI. Além disso, são oferecidas atividades, como: Complementação para a Educação Profissional, Programa de Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, palestras com temas comportamentais, visitas em feiras, e atividades de grupo, entre outras. Em 20 anos de existência, os programas beneficiaram mais de 2,2 mil adolescentes.
Randoncorp oportuniza formação profissional para 149 jovens