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Diego Wilsmann

Estrategista de Marketing

O café como alavanca para a sua carreira e marca pessoal em 2025

O café como alavanca para a sua carreira e marca pessoal em 2025

* Por Diego Wilsmann

O café como alavanca para a sua carreira e marca pessoal em 2025
Diego Wilsmann é Estrategista de Marketing

Sim! Você leu certo. O título deste artigo é exatamente esse. E, mesmo que você não compre ou venda café, tenho certeza absoluta que este conteúdo vai fazer muito sentido para você. Aliás, ele deve estar no seu planejamento para 2025. Já falamos sobre planejamento na última coluna, lembra?

Antes de entrarmos em temas complexos de marketing e vendas, quero falar de algo simples e que interessa a todos: o CEO, o administrativo, o vendedor e qualquer profissional que busca crescer e evoluir.

Se esse conteúdo não fizer sentido para você, talvez você tenha chegado no auge da sua vida, ou já tenha atingido todos os seus sonhos. Mas, se você acredita que ainda tem espaço para crescer, continue comigo.

Foi assim que consegui potencializar minha carreira e abrir novas portas. Foi assim que conheci pessoas incríveis, me conectei a novos pontos de vista e acessei pessoas praticamente inacessíveis.

Sim, bebendo café. Ou melhor, convidando para um café.

E existe um princípio básico por trás disso, chamado relacionamento (ou networking, se preferir). Relacionar-se abre portas. Cada pessoa com quem você conversa pode apresentar outras novas. E cada conexão é um universo de possibilidades e oportunidades.

Vamos fazer um cálculo rápido?

2025 terá 52 semanas. Se você marcar 3 cafés por semana, multiplicamos:

  • Em um mês, são 12 novas conexões.
  • Em um trimestre, 36 novas conexões.
  • Em um semestre, 72 novas conexões.
  • E em um ano, incríveis 144 novas conexões.

Agora, imagine que dessas 144 conexões, 20 te apresentem uma oportunidade. Mesmo que você aproveite apenas 5 delas (e estou chutando baixo), já são 5 fatos que vão impulsionar sua carreira e marca pessoal. Isso vale para mim, para você e para qualquer profissional — seja CEO, empresário, vendedor ou colaborador.

E o melhor disso? Ninguém rejeita um café.

As pessoas podem estar ocupadas agora, mas não recusam um convite para tomar um café em outro momento. Pode ser daqui três meses, mas o dia chega. Marque.

Ah, e lembre-se: o café pode ser presencial ou online. Hoje, uma videochamada pode ser tão valiosa quanto uma mesa de cafeteria.

Enquanto isso, ainda vejo pessoas tentando marcar agendas assim: “Olá, meu nome é Fulano! Gostaria de agendar um horário para apresentar um pouco mais sobre a minha empresa e o meu trabalho.” 

As coisas não são legais desse jeito. Um café deixa tudo mais interessante. E talvez você não goste de café. Então, arranje uma nova bebida. Invente um novo contexto. Isso não é tão importante, desde que você faça.

Ou então, aprenda a gostar de café.

Depois de agendar, siga esses passos para tornar o momento produtivo:

  1. Escolha bem as pessoas com quem deseja se relacionar. Seja estratégico.
  2. Demonstre interesse genuíno. Ouça mais do que fale.
  3. Procure ajudar de alguma forma, se for possível.
  4. Conheça-se bem e fale sobre você, seus objetivos e para onde deseja ir.
  5. Seja sincero e autêntico. Mostre quem você é de verdade.
  6. Quando conveniente, mostre também como essa pessoa pode ajudá-lo.

Dessa forma, você estará criando um verdadeiro ecossistema de crescimento pessoal e profissional, além de ampliar a sua rede de relacionamento e conexões. Essa pode ser a sua maneira de ajudar outras pessoas e profissionais. Eu fiz isso e deu certo. E quero que você faça também. Faça.

Vamos tomar um café? Visite o meu perfil no Instagram e me chama: @diegoawilsmann.

O café como alavanca para a sua carreira e marca pessoal em 2025