Victor Sottomaior Moreschi

Victor Sottomaior Moreschi

Assessor de Investimentos na Auroque Investimentos

Como se posicionar nos investimentos após a 1º semana de dezembro

Na semana passada ocorreu alta movimentação no mercado financeiro e os investimentos precisam ser avaliados após primeira semana de dezembro. Além do anúncio do novo Ministro da Economia, Fernando Haddad, foi divulgada a variação da inflação em novembro. E o manifesto do comitê de política monetária sobre a taxa Selic.

Após o anúncio de Haddad e de outros quatro ministros, a bolsa de valores brasileira pouco oscilou, terminando o dia com uma leve alta de 0,2%. Especialistas afirmam que o mercado já havia “precificado” essas escolhas, ou seja, era algo esperado, tendo em vista o aumento do nível de risco no país.
No momento, diversos investidores estão procurando investimentos no exterior, conforme comentários de grandes corretoras (Avenue, Frente, C6, etc). Isto é para se proteger quanto à incerteza da postura de Fernando Haddad frente ao ministério.

Para quem tem preferência por investir apenas no Brasil, não há muito que possa ser feito além de aguardar manifestações mais contundentes. No momento existe pouco conteúdo sobre os projetos do novo governo.

Por outro lado, é possível ter uma boa noção do posicionamento de seu portfólio de investimentos ao acompanhar o resultado do COPOM e da taxa IPCA na última semana.
A inflação encontra-se levemente controlada, com uma variação de 5,9% nos últimos 12 meses. E com o resultado de novembro vindo melhor que o esperado (assim, abaixo do esperado). Porém, com os gastos excessivos da nova PEC de Transição, já se espera uma inflação maior em 2023.

Logo, investimentos de renda fixa atrelados ao IPCA podem ser uma boa alternativa, pois assim o investidor protege-se da alta dos preços e consegue boas rentabilidades.

Ministro da Economia, Fernando Haddad: no momento existe pouco conteúdo sobre os projetos do novo governo

Investimento no Tesouro IPCA no mercado financeiro

Por exemplo, o Tesouro IPCA, um dos investimentos menos arriscados do Brasil, está com um rendimento em torno de IPCA+5,7%. Para explorar a alta da inflação de forma mais arrojada, o investidor poderia se beneficiar com ações que costumam ter lucros maiores em cenários inflacionários. Empresas do varejo alimentício popular, por exemplo, que conseguem repassar o preço com maior facilidade.

Da mesma forma, após o anúncio do COPOM em manter a taxa de juros no mesmo patamar (13,75%), pode-se imaginar um cenário de juros altos por um período mais elevado que o esperado. Diversos trechos da reunião destacam que o comitê, ao menos por enquanto, não visa uma redução na taxa de juros. E avisa que pode elevar mais, caso necessário.

Desse modo, um investimento que pode ser atrativo no momento é o imobiliário, pois séries históricas provam que o setor de construção civil e o imobiliário são correlacionados negativamente com a taxa de juros.

Portanto, com a alta da taxa, os imóveis ficam mais “baratos”. Assim sendo, um investidor com capacidade financeira pode se beneficiar do preço mais baixos dos imóveis. E vendê-los quando esse mercado voltar a se aquecer.
Sempre é interessante lembrar que o investimento em imóveis tem certos riscos específicos. Para investir de modo acessível e diversificado nesse mercado, os Fundos Imobiliários são uma ótima alternativa.

Mercado financeiro investimentos