Mercur e Grupo Boticário recebem Troféu Curupira 2024

Premiação é resultado da cocriação de acessórios de beleza inclusivos para pessoas com deficiência ou limitação motora nos membros superiores.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Mercur e Grupo Boticário recebem Troféu Curupira 2024
Foto: Divulgação

Mercur e Grupo Boticário recebem Troféu Curupira 2024 – A Mercur e o Grupo Boticário receberam o Troféu Curupira na categoria “Design de Produtos, Serviços e Embalagens” do prêmio Design for a Better World Award 2024 (DFBW Award), que reconhece iniciativas transformadoras em design, com foco em inclusão, sustentabilidade e inovação. Também conquistaram a Prata no 14° Prêmio Brasileiro de Design 2024, na categoria Design de Impacto Social, subcategoria Inclusão e Diversidade.

O prêmio DFBW Award é resultado da criação conjunta de acessórios de tecnologia assistiva, Acessórios Inclusivos, que contempla a Base Aderente e o Engrossador Multiuso – que facilitam o uso de cosméticos por pessoas com deficiência ou limitações motoras nos membros superiores, lançada no início de 2024. Produzidos com materiais recicláveis, laváveis e de alta durabilidade, os itens foram distribuídos gratuitamente pelo Grupo Boticário em lojas de O Boticário e Quem Disse, Berenice? Espalhadas pelo Brasil, reafirmando o compromisso das marcas com a inclusão.

A Mercur, com ampla experiência em tecnologia assistiva, reforça sua missão de promover autonomia e inclusão. Desde 2019, a empresa cocria recursos junto com pessoas com deficiência e com profissionais multidisciplinares. O resultado foi uma linha de soluções adaptadas para educação, saúde e bem-estar. O impacto desses produtos vai além da funcionalidade, trazendo benefícios sociais e emocionais nas atividades diárias.

Essa abordagem de design inclusivo evidencia a importância de cocriar produtos e serviços acessíveis para o maior número de pessoas. Mais do que resolver desafios específicos, essas iniciativas constroem um ambiente integral e colaborativo, onde diversidade e inovação caminham juntas. Para saber mais sobre o Prêmio Design for a Better World Award (DFBW Award) acesse www.dfbwaward.com ou sobre o 14° Prêmio Brasileiro de Design: Identidade Brasil acesse bdapremiobrasileirodesign.com.br.

O Troféu Curupira deste ano, inspirado nos diagramas de Voronoi, simboliza a interconexão entre natureza e tecnologia. Ele reflete os valores de colaboração e visão sistêmica, fundamentais para um design que molda um futuro mais sustentável. A parceria entre Mercur e Grupo Boticário exemplifica como diferentes setores podem se unir para criar soluções significativas, indo além de práticas tradicionais de mercado.

Sobre a Mercur

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), completou 100 anos em junho de 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta.

A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance). Possui 718 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e aumentar a agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa.

Mercur e Grupo Boticário recebem Troféu Curupira 2024