A Gerdau e a Nova Transportadora do Sudeste (NTS) assinaram o primeiro contrato para transporte de gás natural em ambiente livre para atendimento à unidade da produtora de aço localizada em Ouro Branco (MG). Esta celebração representa o primeiro contrato de transporte de um cliente livre com a NTS e é um marco no processo de abertura do mercado de gás natural no Brasil.
“Para a Gerdau, este novo contrato representa uma evolução na gestão de seu portfólio e dos riscos no ambiente de contratação livre. Além disso, o acordo ressalta o pioneirismo da empresa em um mercado de gás aberto e sustentável no longo prazo”, afirma Flávia Souza, diretora global de suprimentos da Gerdau.
A NTS avalia o contrato como reflexo de seu bem-estruturado plano de expansão, investimentos e abertura da capacidade de transporte existente, o que permite agilidade e flexibilidade para suportar o escoamento do gás nacional. “A NTS está preparada para atender com soluções logísticas os clientes que desejem acessar o mercado de gás natural, aproveitando a oferta desse insumo no nosso país, em um momento em que o suprimento local pode representar uma vantagem competitiva muito relevante para o setor industrial”, ressalta Helder Ferraz, diretor comercial da NTS.
O contrato entre a Gerdau e a NTS garante segurança de suprimento de gás natural à produtora de aço, em consonância com a evolução legal e regulatória do mercado de gás natural, especialmente em Minas Gerais.
Antes do contrato da gás, uma Gerdau centenária
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio.
Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações.
Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço.
A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel).
Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Sobre a NTS
A Nova Transportadora do Sudeste (NTS) é uma empresa nacional, criada em 2017, com a missão da transportar gás natural de forma sustentável e segura, após a venda de ativos da Petrobras.
Com mais de 2000 km de malha e capacidade de entrega de 67 milhões de m³, responde por 50% de todo o gás natural transportado no Brasil, ligando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo ao gasoduto Bolívia-Brasil, assim como aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás.