Conhecendo as ameaças que circulam os sites. Nosso mundo corporativo está em constante mudança, com um mundo cada vez mais conectado e dinâmico. As formas de negócio com diversas culturas sendo realizadas diariamente, tudo isto é possível com a Internet, onde não existe mais distancias físicas para a comercialização de serviços e produtos.
Para você conseguir vender o seu produto ou serviço, é necessário ter uma vitrine digital, e isto é possível ser feito através de um site, tanto um site de comercio eletrônico, ou apenas um que o cliente possa saber o que a empresa tem a oferecer e também mostrar que está empresa de fato existe no mundo.
Atualmente os Hackers também estão muito ativos, tentando de alguma forma realizar algum ataque para causar prejuízos para as empresas, estes prejuízos podem ser tanto financeiros.
Temos diversas ameaças que estão circulando o ambiente cibernético, vão desta forma de pichamentos dos sites, até ao roubo de credencias para poder acessar o banco de dados de um site de comercio eletrônico por exemplo.
Guia OWASP para ameaças que circulam sites
Existe uma guia muito importante, que os profissionais, ou os parceiros que realizam a hospedagem dos sites destas empresas, precisam ficar atentos, cujo nome é OWASP, é uma organização que classifica a cada 2 anos as principais ameaças que podem afetar diretamente sites.
Recomendo muito primeiramente aos empresários(as) que fiquem cientes que existem ameaças graves que podem atingir diretamente o seu negócio, e em seguida conversar com os seus parceiros, principalmente onde estão hospedados seus sites, para analisar se já existe aplicada algum tipo de proteção, ou no pior caso não ter nada.
Esta nossa conversa hoje é em primeiro lugar, mostrar para você que está lendo este artigo, que esteja num ponto de gerencia de alguma empresa, e que é necessário o conhecimento de que existem formas de invadir sites, e que é necessário tomar alguma atitude o mais rápido possível, caso seja a primeira vez que você fique sabendo deste assunto.
Em primeiro lugar, temos os ataques que visam manchar a imagem da empresa, que seria a forma de pichar algum conteúdo improprio na página inicial, por exemplo, e quando algum cliente acesse, irá visualizar esta mensagem, pode ser de cunho religioso, de ativismo ou sendo contrário do que a empresa comercializa.
Seguindo temos as varreduras para encontrar falhas, onde é possível capturar alguma credencial gerencial, onde é possível copiar o banco de dados de clientes, como num site de comercio eletrônico, onde existem diversos dados pessoais.
Outra forma de ataque é achar alguma brecha de segurança em algum componente instalado no site, hoje grande parte dos sites tem algum conteúdo dinâmico, e para o gerenciamento mais amigável destes itens, existem componentes que são configurados dentro dos websites para tal função, onde o fabricante deste componente possa ter tido alguma erro de desenvolvimento, e deixar exposto alguma brecha que pode ser utilizada para atividades criminosas.
Para não deixar este assunto tão extenso, aqui vai o link do projeto onde é possível entender muito bem as 10 principais fontes de ameaças para todos tipos de sites. Recomendo muito o entendimento disto, claro, não de forma técnica, mas sim existencial por parte do corpo diretivo de sua empresa, para depois buscar ajuda técnica para proteger o seu ativo digital.
Próximo artigo, vamos conhecer as medidas que podemos usar para deixar nossos sites mais seguros, e mitigar os riscos destas ameaças, além do mais agregar mais fatores para deixar o seu comercio eletrônico seguro e mais ágil.
Muito obrigado por sua atenção, muita segurança em sua vida física e digital e nos encontramos em breve.