Reunião alinha diretrizes para captação de grãos na Languiru. O intuito foi mobilizar as equipes visando a captação de milho e soja na safra 2023. A demanda é fundamental para atender a necessidade de suprimento da cadeia produtiva da Cooperativa e, no curto e médio prazo, amenizar o impacto dos custos de produção na Languiru.
O engenheiro agrônomo do Departamento Técnico, Lucas de Paula, e o coordenador comercial do Agrocenter Languiru – Insumos, Sandro Prediger, apresentaram a política de captação e recebimento de grãos para a próxima safra. Destacaram que o engajamento das equipes será fundamental para ampliar o volume de entrega da produção. Acrescentaram que se trata de uma pauta estratégica para a futura concretização de negócios relacionados ao segmento.
Também observaram que o cultivo de grãos, principalmente o milho, tem papel fundamental na rotação de culturas e estruturação do solo (palhada e raiz), agregando produtividade e rentabilidade para a próxima cultura. Entre os desafios, apontaram a necessidade de evolução nos serviços de análise de solo e recomendação (adubação e calagem), descompactação, cobertura de solo, rotação de cultura, planejamento e assistência técnica nas lavouras.
Expectativa e autossuficiência dos grãos da Languiru
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, salientou que a captação de grãos será o foco da Cooperativa. Frisou a necessidade de mobilização das equipes e a reavaliação de alguns processos relacionadas ao segmento. “Temos uma grande expectativa quanto ao recebimento de grãos na próxima safra. E isso vai depender do nosso trabalho.”
O gerente da Fábrica de Rações, Marino Altmann, observou que existe um grande potencial de cultivo de grãos na Região dos Vales. Nesse sentido, incentivou as equipes a avançarem na promoção dos serviços e política do segmento na Languiru. “O incremento na captação será fundamental para termos autossuficiência no primeiro semestre.”
A Cooperativa observa alguns critérios específicos no recebimento do milho, como umidade de até 25% (descontos conforme tabela) e tolerância de 1% em impurezas. Antes de tudo, a Languiru preza pela qualidade do grão, assegurando a entrada de matéria-prima de qualidade na Fábrica de Rações.
Benefícios aos produtores
A Cooperativa oferece uma série de benefícios aos produtores que decidem ingressar no seu quadro social. O associado tem direito a 1% a mais no milho na troca por insumos; a possibilidade de deixar o grão em depósito; assistência técnica e agronômica no campo; descontos nas compras (Agrocenter Insumos, Máquinas, Rações, Supermercados, Farmácias e Postos de Combustíveis); e, acima de tudo, preço do grão.
A Languiru oferece pontos de recebimento de grãos no Vale do Taquari e no Vale do Rio Pardo: Fábrica de Rações (Estrela), Unidade de Recebimento (Bairro Alesgut – Teutônia), Unidade de Recebimento de Grãos (Agrocenter Languiru – Venâncio Aires), Unidade de Recebimento e Estocagem (Porto – Estrela), Cerealista Markus (Teutônia), Arla (Cruzeiro do Sul) e Certaja (Taquari).
Nas próximas semanas a Languiru promove eventos técnicos direcionados aos produtores de grãos. No sábado, dia 26 de novembro, ocorre o Agro Safra Languiru, no Complexo do Porto de Estrela. A abertura está prevista para às 9h30min, com palestra do consultor em agronegócio e diretor do INCIA, Elmar Luiz Floss, sobre o tema “Manejos de culturas para altos rendimentos”. Na sequência, o operador de mercado da JF Corretora, Dirceu Thomásio, fala sobre “Mercado do milho”.
Na ocasião, o presidente Dirceu Bayer também apresenta novidades da Cooperativa. No dia 20 de dezembro, a partir das 19h30min, a Languiru realiza evento técnico na área demonstrativa de milho da propriedade de Hilário e Tair Fell, na localidade de Novo Paraíso, município de Estrela.
grãos Languiru