Streamers abordam indústria de games, que deve movimentar mais de US$ 200 bilhões

A Univates promove, no próximo dia 9, a live “Suba de nível – o profissional de TI no mercado de games”.
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Streamers falam sobre a indústria de games, que deve movimentar mais de US$ 200 bilhões em 2023 e continuará crescendo nos próximos anos, de acordo com o relatório mais recente da consultoria Newzoo. No Brasil, o segmento também está em expansão e o país é o maior mercado de games da América Latina.

Com o aumento no número de jogadores ativos e maior demanda por jogos eletrônicos, o número de estúdios de desenvolvimento também cresce. Nesse cenário inserem-se empreendedores e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) que buscam novas oportunidades em um mercado altamente promissor.

Para debater o tema, a Univates promove, no próximo dia 9, a live “Suba de nível – o profissional de TI no mercado de games”. A transmissão será feita pela Twitch, plataforma de streaming de games, e contará com a participação do streamer Gabriel Thomé e de Thales Thomé, profissional do Bench Park Studio. Os convidados irão bater um papo sobre as possibilidades do mercado de games e como transformar um hobby em profissão.

O evento, on-line, inicia às 19h e as inscrições devem ser realizadas neste link. O acesso é gratuito.

Conheça os convidados 

Gabriel Thomé é lajeadense, tem 20 anos, é Fortnite Pro Player e tem mais de 500 mil seguidores na plataforma Twitch.

Thales Thomé é diplomado em Engenharia da Computação pela Univates e também possui formação em animação 3D na The Animation Collaborative, de Emeryville, na Califórnia (EUA). É diretor técnico de personagem – sênior no Bench Park Studio.

Indústria de games e streamers na Netflix

O mercado de games mantinha uma tendência de crescimento já há alguns anos, mas experimentou uma alta acentuada durante a pandemia. Só no ano passado, o setor foi responsável por movimentar US$ 175,8 bilhões, e este número anual pode passar de US$ 200 bilhões (cerca de R$ 1 trilhão) em 2023, prevê a consultoria Newzoo.

Pensando em abocanhar uma parte do montante, muitas empresas estão lançando novos negócios na área de jogos. É o caso da Netflix, que expandiu suas operações para além dos filmes e séries. O Netflix Games é um serviço gratuito para assinantes do streaming que podem se divertir pela tela do celular e foi criado em meados de 2021.

Agora, a empresa anunciou que pretende ter 50 jogos no catálogo do serviço até o fim desse ano e está planejando a construção de um estúdio próprio, para desenvolver seus games, em Helsinque, na Finlândia. A empresa terá a direção de Marko Lastikka, ex-gerente geral da Zynga, a criadora do FarmVille.

Amir Rahimi, o vice-presidente da da divisão de games da plataforma, afirmou, em comunicado que “temos muito mais trabalho a fazer para oferecer uma ótima experiência de jogos na Netflix.”

Disse ainda que criar um jogo pode levar anos, “então estou orgulhoso de ver como estamos construindo a base dos nossos estúdios de games em nosso primeiro ano, e estou ansioso para compartilhar o que produzimos nos próximos anos.”

Marcas brasileiras também não querem ficar de fora. A Magazine Luiza anunciou, no ano passado, a criação do Magalu Games e ainda investiu mais de R$ 100 mil para formar parcerias com estúdios brasileiros.

A varejista também adquiriu sites que vendem produtos segmentados para gamers, como o Kabum, maior plataforma de e-commerce de tecnologia e games do país. “Com a compra do Kabum nos consolidamos como um dos líderes do e-commerce formal brasileiros e reforçamos nossa atuação em um dos mercados que mais crescem no mundo: o de produtos para geeks e gamers”, afirmou  Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, em comunicado. A transação foi avaliada em R$ 3,8 bilhões.

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