Instituto Caldeira forma primeira turma do Summer Job – No dia 5 de dezembro, o Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), realizou a formatura da primeira turma do Futuros Possíveis – Summer Job. O projeto educacional, correalizado pelo Instituto Caldeira, pela Embaixada Americana, por intermédio do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, e pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, é a primeira versão brasileira do Summer Youth Employment Program, programa do Department of Youth & Community Development (“Departamento de Desenvolvimento Juvenil e Comunitário”) de Nova York, que anualmente emprega cerca de 100 mil jovens.
Durante o evento, foram anunciados os alunos destaques técnicos da etapa de capacitação, e as empresas com quem esses alunos foram conectados para o Summer Job, uma experiência de trabalho em uma das empresas da Comunidade Caldeira durante as férias de verão.
O encerramento do programa é inspirado na cultura e nas formaturas típicas dos Estados Unidos, com o evento sendo inclusive batizado “Graduation Day”. Tendo iniciado em setembro, o Futuros Possíveis ofereceu aos participantes uma capacitação que visou desenvolver habilidades técnicas, promover a prática da língua inglesa, e também aprimorar habilidades comportamentais. “Além disso, os alunos tiveram uma experiência de imersão no Caldeira, em contato com grandes empresas e profissionais, e puderam participar de eventos exclusivos”, destaca Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira. “As aulas do Futuros Possíveis possibilitam vivências e conversação em inglês, atividades de integração com o mercado, e um ambiente de cocriação. Procuramos incentivar o protagonismo e a proatividade dos participantes.”
Para a primeira edição, foram selecionados 100 jovens que estão cursando o 2º e o 3º anos do Ensino Médio em escolas públicas da região de Porto Alegre. “Assim como no caso do Summer Youth Employment Program, um dos principais objetivos do Futuros Possíveis é combater a evasão escolar”, explica Felipe. “Também queremos ajudar os participantes a desenvolver habilidades comportamentais , ampliando a visão dos estudantes sobre suas possibilidades de futuro e carreira. Por fim, com a etapa Summer Job, vamos conectar muitos deles à sua primeira experiência de trabalho de alto valor.”
Os critérios para escolher os alunos que seguiram para o Summer Job incluem desempenho e desenvolvimento em aula, participação, entrega de projetos, feedback das empresas participantes durante o Match Day realizado no Instituto Caldeira, acompanhamento da plataforma de inglês, e frequência em aula. Na segunda etapa, 50 alunos selecionados terão a oportunidade de fazer um estágio de férias em janeiro e fevereiro em empresas da comunidade Caldeira, recebendo uma bolsa de R$ 1 mil pelo trabalho executado.
Instituto Caldeira forma primeira turma do Summer Job