Plataforma caxiense Kretos usa inteligência artificial para recrutar candidatos. O futuro do trabalho passa, sem dúvidas, pela digitalização do RH. Cada vez mais, essa área pede processos que tenham a tecnologia como base de trabalho.
Assim, a transformação constante de carreiras e empresas, a automação de contratos empresariais, o aprendizado, a modificação da rotina, um horário flexível e um mercado de trabalho mais competitivo são tendências que já vinham acontecendo e devem se consolidar daqui para frente.
O exemplo disso são as entrevistas de emprego que hoje, principalmente após o isolamento, são feitas primeiro via web conferência e somente em uma segunda etapa o candidato é convidado a se apresentar diante de seu futuro gestor ou do profissional de RH que faz as contratações.
Aliás, muitas vezes, sequer há a necessidade de ter uma entrevista presencial. Já atingimos um estágio em que toda a contratação pode ser feita à distância, utilizando-se da tecnologia.
Após, surgiram as agências especializadas em recrutamento e seleção de candidatos, com profissionais capacitados para realizar a filtragem inicial dos aspirantes às vagas de emprego.
Hoje em dia, muitas corporações optaram por trazer novamente esse processo para dentro da empresa, feito por seus próprios analistas e gerentes da área, buscando, dessa forma, mais assertividade na escolha dos novos colaboradores.
Contudo, retorna aí o problema da complexidade do processo e do tempo demandado a esses profissionais. Ou seja, menos agilidade nas demandas de RH da empresa e uma assertividade que ainda pode ser insuficiente.
Kretos agiliza seleção
O software trabalha para as empresas fornecendo indicadores do processo de recrutamento e seleção, passando pela divulgação e compartilhamento da vaga em diversas redes e parceiros estratégicos. Em uma das etapas mais determinantes do processo, a classificação, o mapa de valores e a inteligência artificial da Kretos fornecem acesso rápido aos melhores candidatos à vaga, afinal, de nada adianta alcançar diversos candidatos se for preciso analisar um por um para saber quais são os candidatos ideais. Além de números expressivos (quantidade), a filtragem ideal (qualidade) também faz parte do sistema. Na fase da avaliação, o sistema oferece testes personalizados, vídeos e demais recursos para contratar o talento certo para a necessidade da companhia. Todavia, assim como o analista de recrutamento e seleção, a Kretos também sabe que o processo de recrutamento não tem fim na seleção. Por isso, o sistema oferece aos gestores da área a análise estatística dos processos por meio de painéis de indicadores.
Em suma, que bom que existe o Google, que sabe informar o que faz um analista de RH de modo simples e sucinto. E que bom que também existe a Kretos, que sabe exatamente o que esse profissional faz em cada etapa de todos os processos, nos quais não há nada de simples e nada de sucinto.
Admissão digital com Plataforma Kretos inteligência artificial
A admissão digital, não passa somente pelas entrevistas online. Ela começa já no próprio anúncio das vagas, que é feito em plataformas na internet, como redes sociais, por exemplo. Depois das entrevistas vem todo o processo de documentação. A assinatura do contrato de trabalho é feita por meio de assinatura eletrônica. A foto e outros documentos são digitalizados e enviados via internet. E a carteira de trabalho deixou de ser aquela pequena caderneta em papel para se transformar em um documento digital.
A Kretos fica com parte complexa e tediosa do trabalho, e deixa para os profissionais de RH, que escolheram sua profissão e têm paixão por fazê-la, a parte do olhar humano.
Plataforma Kretos inteligência artificial