O Boticário convida mulheres 40+ e lovers de Botik para guiar os próximos passos nos cuidados faciais. A marca traz as consumidoras como protagonistas das estratégias e lança a Botik Colab, projeto de inclusão das mulheres maduras no desenvolvimento das estratégias relacionadas aos cuidados faciais.
No entanto, para materializar a colab, a marca convidou a jornalista e apresentadora Maria Cândida, além de quatro integrantes da Geração Botik. Elas vão avaliar aspectos como posicionamento, comunicação, representatividade, relevância e atratividade. Isso ocorre por meio da testagem de produtos e identificação de pontos positivos e de melhorias, mapeando oportunidades de acordo com as necessidades da mulher madura.
As integrantes ‘botikers’ são um grupo de mulheres parcerias da marca desde 2020, ocasião do lançamento, em que foram pré-selecionadas e capacitadas como influenciadoras digitais 40+. O Boticário identificou um gap na representatividade desse perfil no marketing de influência.
Desde então, são ativadas recorrentemente pela marca para amplificar os lançamentos e as novidades em primeira mão, além de representarem o principal target de Botik.
Estratégia de O Boticário para cuidados com as mulheres
Na nova iniciativa, as quatro integrantes selecionadas passam a atuar de forma conjunta e sinérgica com Maria Cândida. Elas representarão diferentes tipos de peles e darão espaço às principais demandas da beleza madura que, muitas vezes, é desconsiderada pelo mercado.
Conforme a Diretora de Branding e Comunicação do Boticário, Marcela De Masi Nogueira, a mulher sempre esteve no centro das principais conversas promovidas pela marca. Trazê-las para uma posição de protagonismo desde a criação do portfólio dos produtos reforça os compromissos da marca. “Temos muito orgulho de dizer que há 45 anos dialogamos de forma constante e intimista com a mulher brasileira.”
Cinco mulheres para pesquisa
Para tanto, a iniciativa inclui as cinco mulheres em todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento de produtos de Botik, junto com visitas periódicas ao Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Boticário, localizado em São José dos Pinhais (PR). O espaço é referência em tecnologia genuinamente brasileira e conta com um repertório de mais de quatro décadas no estudo da pele, aliado às necessidades e demandas reais do consumidor e da sociedade como um todo.
A Botik Colab vai ao encontro de outras ações da marca com foco em maturidade e combate ao preconceito etário, como a campanha de 45 anos do Boticário, celebrada em agosto deste ano. Na ocasião foi firmada uma parceria com a Maturi, referência em ações para o público maduro. Foram capacitadas 5 mil mulheres empreendedoras 45+ que buscam se redescobrir na maturidade.
A tecnologia e os ativos consagrados da dermatologia, como Vitamina C, Ácido Hialurônico e Vitamina B5 fazem parte deste tratamento. “Botik é a única marca do Boticário que conta com uma comunidade que recebe treinamento e informações exclusivas desde o princípio. Em todos os lançamentos, as mulheres da Geração Botik são nossas principais embaixadoras para comunicar skincare de forma descomplicada e acessível. São quase 200 parceiras espalhadas por várias regiões do Brasil”, completa Marcela De Masi Nogueira.
O Boticário mulheres cuidados
As integrantes da Botik Colab
Entre as cinco convidadas, Maria Cândida, jornalista e apresentadora que esteve presente na estratégia de lançamento de Botik, une-se a quatro botikers. “Nasci analógica e me reinventei no digital, por isso incentivo outras mulheres a se aventurarem nesse universo também. Trocar com as botikers está sendo uma experiência incrível, isso porque a Botik Colab é um projeto idealizado para nós, mulheres maduras, que queremos estar cada vez mais presentes no mercado de consumo, incluindo o de beleza”, explica.
Diversidade de peles
Além dela, as quatro botikers foram convidadas considerando a diversidade de peles e suas condições de pele, como rugas e linhas finas, acne, melasma e outras. A escolha contempla representantes de diferentes regiões do país para que possam levar em consideração as diferentes características climáticas na testagem dos produtos.
Por meio dos feedbacks, o processo de desenvolvimento dos produtos continuará seguindo uma série de testes para garantir a eficácia, segurança e alta performance dos itens da linha, mas também levando em consideração as percepções da consumidora final.
“As mulheres maduras ainda são invisíveis no mundo, mas penso que a maturidade é um espaço possível para a realização de sonhos”, comenta Silvana Goulart (60), de Porto Alegre (RS), integrante da Geração Botik, que passa a compor o projeto de consultoria. Já Marilu Amorim destaca que os cuidados devem ir além do visual. “Tenho 45 anos e amo ser a mulher que me tornei: plena e positiva”, comenta a paranaense.
Patrícia Hitomi (46) mora em São Paulo e também destaca a importância de valorizar a beleza interna, que reflete na externa. “Estou retomando novos horizontes e procurando me olhar com mais carinho e atenção”, relata. Para completar o time, a Valdelice Duarte (56) se aventura como influenciadora digital com foco na vaidade da beleza negra. “Sou uma mulher baiana e supervaidosa que ama tirar fotos. Meus temas preferidos são: beleza, moda, viagens e decoração, de maneira geral”, finaliza.
O Boticário mulheres cuidados