Santa Maria qualifica 196 micro e pequenas empresas em 2024

Série de 12 formações gratuitas ocorreram de abril a novembro e fizeram parte do Eixo de Valorização das Empresas Locais, do Programa Cidade Empreendedora.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Santa Maria qualifica 196 micro e pequenas empresas em 2024 
Centro da cidade de Santa Maria

Santa Maria qualifica 196 micro e pequenas empresas em 2024 – Com objetivo de fortalecer as micro e pequenas empresas locais, o Sebrae RS e a Prefeitura Municipal de Santa Maria concluíram no dia 19 de novembro uma série de 12 qualificações gratuitas que ocorrem desde abril. O movimento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo faz parte do Eixo Valorização das Empresas Locais, do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae. Ao todo foram 196 empreendedores que participaram de pelo menos uma das capacitações.

As formações abrangeram uma ampla gama de temáticas voltadas ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras e gestão de negócios. Iniciaram com a identificação de ideias e oportunidades, passando por atitudes empreendedoras, gestão do tempo e resultados, e boas práticas para alimentação. Incluíram ainda estratégias de marketing no WhatsApp, gestão de equipes, transformação de espaços comerciais, precificação e ferramentas financeiras. Outros destaques foram técnicas de vendas, encantamento de clientes e o Seminário Empretec, voltado ao desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso empresarial.

O Gerente Regional do Sebrae RS, Maico Fabiano Fernandes, destaca que o Eixo Valorização das Empresas Locais é fundamental na contribuição para o desenvolvimento de Santa Maria, fortalecendo os empreendedores e promovendo o crescimento econômico: “por meio de capacitações, workshops e palestras, estamos criando um ambiente que valoriza a inovação, a sustentabilidade e as conexões entre pessoas e negócios, preparando nossa cidade para um futuro mais competitivo e próspero. Essa iniciativa é um exemplo de como unir esforços pode transformar a economia local”, finaliza.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana reforça a importância da busca contínua pela formação profissional indiferente da área. As capacitações fortalecem a atuação das micro e pequenas empresas pois, segundo ela: “todas essas formações ajudam quem está no negócio, seja numa posição mais operacional ou estratégica a aplicar aqueles conhecimentos no seu dia a dia, vai gerar uma equipe mais engajada, com tem resultados tangíveis e intangíveis. Vai gerar mais venda, novos posicionamentos de mercado, enfim, os ganhos são inúmeros”, finaliza.

As atividades incluíram workshops, oficinas e um seminário, capacitações estas voltadas às empresas classificadas como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), além de potenciais empresários, aqueles que possuem características, habilidades ou interesse em iniciar um negócio.

De acordo com o Data Sebrae com dados da Receita Federal, até 2024, a distribuição das empresas com registros em Santa Maria apresentam o seguinte cenário: 50,9% são MEI, totalizando 18.780 estabelecimentos; 29,8% são ME, com 10.986 estabelecimentos; 6,29% são EPP, somando 2.322 estabelecimentos; e 13% são classificadas como outros portes, representando 4.811 estabelecimentos.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Santa Maria qualifica 196 micro e pequenas empresas em 2024