A Ludfor, empresa líder no sul em mercado livre de energia, anunciou a abertura de um escritório no bairro Pinheiros, em São Paulo, para atuar na Região Sudeste com serviços de gestão e venda de energia. O ponto é estratégico para o trade de comercialização.
No entanto, a empresa de Bento Gonçalves visa à entrega aos clientes pertencentes ao Mercado Livre de Energia. Ela é líder na região Sul. Para o diretor executivo da Ludfor, Douglas Ludwig, São Paulo tem carência identificada entre as empresas da região. “Muitas empresas que já migraram para o mercado livre passam a ser clientes da Ludfor por conta desta abordagem que gera novas perspectivas do mercado”, afirma.
Conforme Ludwig, a nova base conta com equipe focada em estratégias de compra e venda de energia, a partir da mediação entre consumidores e geradores. Além de previsões de mercado, análise de riscos e elaboração de estratégias com base nas necessidades de cada cliente. Entre os clientes já atendidos pela filial, estão Jundiá Sorvetes e a Techcollor.
Com sede principal em Bento Gonçalves (RS), a Ludfor atua no mercado há 27 anos e atende a cerca de 760 grupos econômicos, com 600 MW de energia por mês sob gestão.
Entretanto, o grupo conta com quatro unidades de negócios. A Ludfor Gestora, a Ludfor Comercializadora, a Origem, para investimentos em geração de energia e a Operasul, com foco na manutenção e operação de hidrelétricas.
Ludfor e a energia nos investimentos
A Ludfor Comercializadora atua no Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE). A equipe de especialistas estuda as condições do mercado, elabora previsões de preços de energia, e compra e vende de acordo com as estratégias definidas. O trabalho conta com o apoio de softwares para a probabilidade de cenários, considerando a volatilidade deste mercado.
No braço de gestão, a Ludfor coordena a migração e a operacionalização de empresas no mercado livre de energia, ambiente de negociação direta com geradores e comercializadores que permite a otimização de até 30% dos gastos em energia elétrica. A equipe acompanha as demandas de empresas de médio e grande porte, analisa as tarifas, e oferece suporte jurídico e contábil no que se refere à gestão energética do cliente. São mais de 120 especialistas e técnicos.
A gestora tem um programa de certificação de energia renovável, o Eco Ludfor, que reconhece os
clientes do mercado livre que consomem energia gerada a partir de fontes que não agridem o meio
ambiente. Em 2021, as empresas da gestão evitaram a produção de 342,8 mil toneladas de CO2 e
ajudaram a conservar mais de 9 milhões de árvores.
Ludfor energia renovável