17ª Febratex exibe solução para cegos escolherem a cor do vestuário

Novidade foi desenvolvida com apoio de universidades federais de Santa Catarina e do Paraná.
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Encerra nesta sexta-feira (26), em Blumenau (SC) a 17ª Feira Brasileira para Indústria Têxtil (Febratex), com solução em roupas para cegos. Durante os três dias de evento, o que chamou atenção foi a etiqueta inteligente que ajuda cegos a escolherem a cor do próprio vestuário.

A empresa paranaense Jorik trouxe a novidade com um método que auxilia daltônicos e deficientes visuais a terem mais autonomia por meio das etiquetas termocolantes em alto relevo, intituladas Jorik See Color.

O método é diferente do braile e pode ser facilmente aprendido. Estas etiquetas podem ser aplicadas em qualquer base têxtil. E graças a elas, podem ser identificadas cores em peças de roupas, calçados, bolsas, entre outros.

Conforme o IBGE, no Brasil são 14 milhões de deficientes visuais. A inovação que tornará a compra mais inclusiva foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A Jorik, localizada em Maringá (PR), está no mercado há mais de 15 anos, trabalhando com etiquetas termocolantes para indústrias de diversos segmentos da confecção têxtil. Os adesivos são aplicáveis em qualquer base de tecido, inclusive no elastano. A empresa também atua no segmento fitness, praia, underwears, esportivo, denim, entre outros.

Etiqueta inteligente auxilia cegos a identificarem a cor do vestuário

Febratex 2022 e a solução às roupas 

Esta edição da Febratex contou com diversas novidades, entre elas o espaço Febratex Conecta, com inúmeros conteúdos voltados à sustentabilidade. Neste espaço, será realizada uma mostra de soluções sustentáveis e inovadoras apresentadas por empresas nacionais e internacionais.

Também é onde ocorre o Preview do Febratex Summit, o Green Circle, a Conferência Febratex e o Startup Corner. Palestras tiveram como tema o novo papel da indústria da moda no mundo e do ominiconsumidor, comunicação visual em tecidos impressos e tendências para o inverno 2023 com as as cores e peças-chave. Bem como, a estamparia digital têxtil e o impacto da produção sob demanda.

Além de temas inclusivos, outro destaque foi para a sustentabilidade e a inovação tecnológica com a gerente de projetos da ITSector, empresa de transformação do banco digital, de Porto, Portugal. Mafalda Dias Morais abordou a inteligência artificial para redução de desperdício na indústria têxtil.

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