A Cooperativa Certel instalou um eletroposto para veículos elétricos em Lajeado. A inovação fica junto ao Escritório de Energia, no Bairro Montanha. O primeiro a ser inaugurado na cidade fica dentro do SafePark (um estacionamento pago), da escola CEAT, no Centro.
Conforme o presidente, Erineo José Hennemann, o eletroposto vem para ampliar um benefício que a Cooperativa já oferece desde o ano passado em Teutônia. O carro elétrico ainda é uma novidade para todos nós, mas a frota da região já conta com alguns exemplares. “A Certel possui um carro 100% elétrico. É uma vantagem econômica, se comparada com a utilização de combustíveis fósseis”.
No entanto, se torna ainda mais protagonista ao disponibilizar, gratuitamente, a recarga veicular. “Lajeado é o município em que temos o maior número de associados (21 mil). Iremos inaugurar mais um eletroposto no dia 19, no bairro Conventos.”
Para o vice-presidente da Certel, Daniel Luis Sechi, os eletropostos da Cooperativa até 2033, aproximadamente 50% da frota pode ser de veículos elétricos. “A Certel sempre está com tecnologia de ponta e cumprindo fielmente seus princípios e valores”, enalteceu.
Cooperativa Certel eletroposto veículos
Eletroposto da Cooperativa Certel acompanha o Brasil que tem 1,2 mil pontos
Conforme um novo relatório da Elev, empresa brasileira fundada em 2021 voltada à mobilidade elétrica, os carros elétricos podem contar com 400 eletropostos na cidade de São Paulo. O montante foi registrado conforme as instalações cadastradas em sua plataforma, referentes a pontos públicos e semi-públicos.
Esse número representa, sobretudo, 33,3% dos 1,2 mil eletropostos cadastrados em todo o Brasil no aplicativo da Elev até maio deste ano. A ferramenta pode ser encontrada para aparelhos Android e iOS e permite aos usuários atuarem de forma coletiva, fornecendo informações e dados sobre os pontos de recarga nas cidades onde moram.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) houve um crescimento de 78% do número de emplacamentos de veículos elétricos leves no Brasil nos primeiros quatro meses de 2022.
Cooperativa Certel eletroposto veículos