Empresa familiar se especializa em setor de direção automotiva (hidráulica e elétrica) e duplica a procura pelos serviço no Vale do Taquari e fora da região. A DHV Direções Hidráulicas do Vale soma resultados positivos desde 2020, quando passou a se destacar em consertos do setor de direção.
Fundada em outubro de 2018, a DHV iniciou com clientes que já conheciam o Técnico em Direção Automotiva José Carlos Luccas. Com 20 anos de experiência, Luccas resolve problemas de direção, tanto veículos leves, quanto pesados, como caminhão e ônibus.
O acompanhamento das mudanças tecnológicas no ramo automotivo foi uma premissa da empresa. A inserção do atendimento em direção elétrica, a compra de novos equipamentos para facilitar diagnóstico trouxe mais clientes. “Buscamos sempre conhecimento e caso necessário novos cursos e equipamentos.”
Luccas está no ramo desde março de 2001, quando iniciou como auxiliar de mecânico. Com o passar dos anos, amigos e familiares passaram a solicitar para ele alguns concertos em seus veículos. Nas horas vagas, nos fundos de casa, ele aprendeu os principais consertos.
Com o tempo adquiriu credibilidade e ampliou a procura, o que fez com que tivesse mais clientes. Ele já não dava conta da demanda e resolveu iniciar a empresa, muito por incentivo da esposa. “Há poucas empresas neste ramo e o cliente não tem muita opção. Assim nos concentramos em resolver um tipo específico de problemas, com um serviço de excelência.”
Poder do setor administrativo na empresa automotiva
A parte técnica é importante, no entanto, o administrativo conduz ao crescimento. De acordo com a empresária Juliane Kochenborger, a procura por conserto de setor duplicou em 2021 e segue o mesmo ritmo de crescimento em 2022. O principal diferencial é a rapidez no atendimento e o pós-venda. “Entregamos no mesmo dia e com a garantia, que é nossa prioridade.”
O ritmo de diagnóstico rápido e equipe de prontidão, incorre ao atendimento ágil. “Desde o agendamento ou entrada do veículo na empresa, passando pela comunicação à equipe sobre o serviço e informação ao cliente sobre os problemas a serem resolvidos”, afirma.
Cliente Curioso: vídeo polêmico reflete a realidade
A comunicação faz parte do setor administrativo. Além da fidelização do cliente, é preciso prospectar novos clientes e mais do que isso: fortalecer a marca. Para tanto, as redes sociais se tornaram ferramenta de divulgação da empresa.
Um vídeo publicado no Facebook alcançou 819 mil views e 12 mil curtidas. Como enredo, uma cliente curiosa. Juliane interpretou a cliente que fica atenta a todos os trabalhadores da empresa, inclusive embaixo da rampa, surpreendendo os mecânicos.
Sob a trilha de Kevin MacLeod, Monkeys Spinning Monkeys, clássica da comédia, o vídeo curto arrancou muitos risos, mas trouxe à tona um problema emergente. O vídeo tem a escrita “Este tipo de cliente…não seja assim”. Provocou a discussão sobre a postura do mecânico diante dos clientes.
As pessoas desabafaram sobre mau atendimento, desonestidade, com relatos de diversos estados. “Tem que acompanhar de perto sim. O carro é meu.” Por outro lado, mecânicos se defendiam, dizendo que aquela postura, realmente atrapalhava o andamento do serviço.
Entrevista
Valores do RS – Como vocês lidam com novos clientes que porventura não tenham tido uma boa experiência pregressa com mecânicos?
Juliane Kochenborger – Este vídeo foi para descontrair e ao mesmo tempo alertar e informar ao cliente sobre a segurança e sobre a responsabilidade que temos em um local super técnico. Deixar claro que somos uma empresa que presta serviço e tem regras.
Valores do RS – Era esperada essa reação das pessoas no vídeo?
Juliane – Essa reação já era esperada. Aqui no Brasil o mecânico não tem o valor que merece, justamente por uma cultura enraizada, falta de conhecimento do cliente que as vezes não tem as explicações necessárias da empresa. Há alguns casos de desonestidade e por isso se sentem inseguros quando buscam serviço. Mas isso está mudando, temos vários parceiros para quem prestamos o serviço e sabemos da honestidade e transparência, assim como nós.
Valores do RS – Como as redes sociais ajudam?
Vimos que tem que manter o engajamento, deixar o cliente saber o que acontece na empresa e o que a empresa tem a oferecer. É uma questão de transparência e ligação com o cliente.
Valores do RS – Na empresa foi construído um espaço para o cliente esperar, enquanto pode ver o seu carro de forma segura. Porque investir na construção deste ambiente?
Juliane – Justamente para a segurança do cliente que tem uma visão privilegiada do seu veículo enquanto aguarda. Se mesmo assim ele quiser ficar mais perto, para ver algo em específico, tem que manter distância dos elevadores e sempre solicitar ao técnico a aproximação.
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