JTI premia 15 projetos do Jovem Empreendedor Rural

A premiação dos vencedores marca a consolidação do programa como um importante avanço para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
JTI premia 15 projetos do Jovem Empreendedor Rural
Foto: Junio Nunes

JTI premia 15 projetos do Jovem Empreendedor Rural – Em sua 9ª edição, o Programa Jovem Empreendedor Rural, uma iniciativa da Japan Tobacco International (JTI), reconheceu 15 jovens empreendedores rurais da região, concedendo recursos para a implementação de seus projetos e reforçando o compromisso da empresa com a sucessão rural. A premiação dos vencedores marca a consolidação do programa como um importante avanço para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

O Programa Jovem Empreendedor Rural tem como objetivo incentivar a permanência de jovens nas comunidades rurais, estimulando a sucessão rural e o desenvolvimento sustentável das propriedades. A iniciativa visa premiar projetos de jovens egressos das Escolas Famílias Agrícolas (EFASC e EFASOL) e do Instituto Crescer Legal, oferecendo recursos financeiros que auxiliam na implementação de ideias inovadoras no campo. Neste ano, contamos com a parceria do Sicredi, que concedeu uma mentoria financeira para os participantes, com o objetivo de prepará-los para a apresentação do projeto à banca avaliadora.

Desde a sua criação, o programa já beneficiou 125 jovens – incluindo os 15 vencedores deste ano. Em 2024, o valor da premiação foi de R$ 5.500 para a categoria individual e R$ 7.500 para a categoria comunitária.

“A JTI acredita que o futuro do campo depende da geração de novas oportunidades para os jovens. O programa Jovem Empreendedor Rural é uma forma de fomentar a inovação, a sustentabilidade e o empreendedorismo nas propriedades, garantindo que as novas gerações possam liderar o campo com soluções que respeitam o meio ambiente e promovem o bem-estar das comunidades”, afirma Sirlei Kloppel, supervisora de Projetos ESG. “Nós nos orgulhamos em contribuir para a sucessão rural e ver a energia e a criatividade dos jovens se transformando em projetos inovadores.”

Roberto Macedo, líder das Operações de Tabaco em Folha da JTI Brasil elogia o comprometimento de cada um dos participantes e seus familiares. “Celebrar o sucesso de cada um dos jovens é motivo de grande orgulho para o ARISE e para a JTI. Eles são a prova viva de que o futuro do campo está em ótimas mãos. Com muita dedicação, criatividade e paixão, esses jovens construíram projetos inovadores e promissores, que demonstram todo o potencial do meio rural. Ao receber esse prêmio, eles estão sendo reconhecidos por suas jornadas de aprendizado e empreendedorismo”, disse Macedo durante a cerimônia. Ele acrescenta que para a JTI é um orgulho imenso ter uma iniciativa como o Jovem Empreendedor Rural, que molda o amanhã no hoje e realmente faz a diferença no meio rural. E deixa uma frase a todos os jovens: “deixem que os sonhos de hoje determinem as oportunidades de amanhã”, finaliza.

Entre os vencedores desta edição, um dos destaques é o projeto de Pedro Artur da Silveira, da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL), intitulado “Qualificação da Produção de Ovos na UPF Silveira”. Ele envolve a construção de novos galpões para a criação de galinhas poedeiras e melhorias nas estruturas já existentes. “O objetivo é aprimorar o bem-estar das aves e, assim, aumentar a produção de ovos. Acredito que, ao qualificar o manejo, não só conseguiremos elevar a produção, mas também estabelecer uma segunda fonte de renda para a nossa família, que atualmente depende principalmente do cultivo de tabaco”, destaca Pedro. Com o prêmio recebido, ele planeja finalizar a reforma dos galpões existentes e construir novos espaços para a criação.

Diversidade de projetos para o futuro rural

Além de Pedro, outros jovens também foram premiados por suas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e inovação no campo. Renan Ropker Biljan, do Instituto Crescer Legal, foi reconhecido pelo seu projeto de Pecuária Bovina, enquanto Saori Bechert Kern, da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), recebeu o prêmio por seu projeto “Estruturação da área de manipulação de alimentos na propriedade familiar”. Estes são exemplos de como o programa Jovem Empreendedor Rural busca apoiar diversas frentes de atuação no meio rural.

JTI premia 15 projetos do Jovem Empreendedor Rural

Fundada em 1º de dezembro de 1999, a CIC-Teutônia nasceu a partir da fusão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teutônia (CDL) e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Teutônia (ACIAT). Hoje, a entidade tem 572 associados.