Palestras e negócios marcam encerramento da Jornada do Sorvete

Empenhados em fortalecer suas empresas e o setor como um todo, os empresários prestigiaram palestras motivacional e de governança na empresa familiar, e dedicaram a tarde à pesquisa, conversa e compras com os fornecedores do Salão de Expos
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Exposição destacou novidades e fomentou negócios. Foto: Simone Rockenbach

A Jornada do Sorvete 2022, realizada nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) em Bento Gonçalves, foi sucesso pela integração, atualização e negócios proporcionados aos mais de 200 participantes. Empenhados em fortalecer suas empresas e o setor como um todo, os empresários prestigiaram hoje mais duas palestras, motivacional e de governança na empresa familiar, e dedicaram a tarde à pesquisa, conversa e compras com os fornecedores do Salão de Exposições. A Jornada do Sorvete foi marcada pela assembleia geral, na qual os associados reelegeram Gian Lisboa como presidente, junto com sua diretoria, para o mandato de mais dois anos.

 

iretoria reeleita: Martin Eckhardt, Gian Lisboa e Marcelo Melatti

 

A realidade das organizações sorveteiras é semelhante ao cenário brasileiro, composto em 93% por gestões familiares. E segundo a especialista no assunto, psicóloga Cláudia Tondo, os desafios da governança neste contexto dizem respeito a planejamento e muita comunicação entre as partes. Ela citou oito tipos de situações na formação dos negócios, passando por membros da família que são sócios mas não atuam no empreendimento, familiares que trabalham mas não participam da sociedade e sócios que atuam na empresa mas não pertencem à família. Independente do caso, frisou a importância de se falar no assunto e organizar o projeto de sucessão, que costuma levar entre cinco e nove anos. Além de advertir para problemas comuns na passagem de gerações, Claudia frisou: “Para organizar uma empresa familiar é fundamental separar o que é assunto de empresa, família e sociedade”.

Utilizando técnicas de mágica, Fábio da Silva Xavier de Melo atraiu a atenção com mensagens de inspiração e motivação da plateia. Entre uma e outra exibição, falou da relevância de atitudes positivas e escolhas corretas, de trabalhar com vontade e de interagir para revolucionar os seus negócios. “Temos que ter consciência da responsabilidade incrível de cada um de nós”, salientou. Ter propósito e acreditar em si mesmo também foram aspectos abordados, assim como a questão associativa que une os sorveteiros da Agagel. “Trabalhe com inovação e em conexão com os associados da Agagel”, sugeriu.

Assembleia
Os associados da Agagel aprovaram a prestação de contas de 2021 e reelegeram a diretoria. Reunidos em assembleia, os empresários apreciaram os números apresentados pelo contador Fabiano Luft, da assessoria contábil da entidade. O encontro também contou com a participação dos profissionais da Thiele & Vione Advogados, que atualizaram para o grupo o andamento do estudo apresentado para o governo estadual buscando benefício fiscal para redução da carga tributária do setor.

Gian Lisboa preside a entidade por mais dois anos, tendo Marcelo Melatti como vice-presidente e Martin Eckhardt como vice-presidente financeiro. A nominata é integrada ainda pelos diretores André da Crose, Eduardo Pegoraro e Fábio Leite Calich.

Expositores
O Salão dos Expositores, com 29 fabricantes de matérias-primas, insumos e embalagens, cumpriu com seu objetivo de prospecção e negócios. Matheus Rodrigues Mamede, da Green Ingredients/Ashland (SP), estreou no evento e afirmou sua importância para apresentar as soluções da marca. “Demonstramos também o que temos em desenvolvimento e tecnologias inovadoras com foco em sorvetes”. A Master Sense, também paulista, já confirmou o interesse na próxima edição. “O mercado gaúcho do setor é muito aberto à inovação e isso vem de encontro a tudo o que oferecemos”, declarou o gerente de vendas Luiz Eduardo Roveri. Disposta a expandir a atuação no RS, a Ore All Foods também saiu satisfeita. “Acreditamos neste evento para demonstração dos produtos e captação de clientes. Foi acima da nossa expectativa”, revelou o gerente comercial Mesack de Moura Borges.

Jornada Sorvete Bento Gonçalves