47% dos gaúchos se organizaram para a Black Friday

Ao todo, 39% dos respondentes esperam ofertas acima de 60%, enquanto outros 39% buscam descontos entre 40% e 60%.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
47% dos gaúchos se organizaram para a Black Friday

47% dos gaúchos se organizaram para a Black Friday – A pesquisa Panorama do Consumo na Black Friday 2024, feita pelo Mercado Livre e Mercado Pago, revela que quase metade (47%) dos consumidores do Rio Grande do Sul se organizaram financeiramente para aproveitar as ofertas da Black Friday 2024. O estudo mostra um cenário otimista de expectativa de compra para a data que mais movimenta o varejo brasileiro. Realizado entre os dias 1 e 15 de outubro, a pesquisa envolveu 1.500 gaúchos.

“Desde o início do ano, todo o nosso time vem trabalhando para entregar a melhor experiência para os consumidores, principalmente durante a data que mais movimenta o varejo”, afirma Roberta Donato, Diretora Sênior de Marketplace do Mercado Livre. “Em 2023, tivemos um crescimento superior ao mercado e planejamos seguir neste ritmo. Ao longo deste ano, já tivemos 4 meses de vendas equivalentes à Black Friday 2023 e acreditamos em um cenário ainda mais promissor e conectado às expectativas do consumidor”.

Os dados também revelam que as expectativas de descontos são altas entre os consumidores do Rio Grande do Sul. Ao todo, 39% dos respondentes esperam ofertas acima de 60%, enquanto outros 39% buscam descontos entre 40% e 60%. As categorias de eletrodomésticos, eletrônicos e moda estão entre as mais desejadas, ainda que 75% dos gaúchos não tenham definido todos os itens de compra. Quando o assunto é tíquete-médio, metade dos consumidores planeja investir entre R$ 1.000 e R$ 2.000, o que evidencia o interesse por produtos de maior valor agregado, reafirmando a disposição do público em aproveitar as oportunidades da data.

Preferência pelo pagamento com cartão de crédito

O cartão de crédito é o método preferido de pagamento no estado, mencionado por 52% dos respondentes. Como segunda e terceira opção de meio de pagamento, aparecem empatados PIX e BNPL (chamado crediário online), ambos citados por 20% dos participantes da pesquisa. Perguntados sobre o parcelamento de compras, 31% optam pelo parcelamento em até 6 vezes e 24% em até 3 parcelas, o que indica um equilíbrio em pagar as compras a curto e médio prazo.

Durante essa Black Friday, o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, também irá levar descontos e benefícios exclusivos à sua base de clientes. “Nosso foco é oferecer vantagens e descontos para usuários do nosso ecossistema. Para isso, estamos oferecendo 75% mais cupons do que em 2023, o que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões. Vamos reforçar que o Mercado Pago é a melhor opção para aproveitar a Black Friday junto ao maior e-commerce da América Latina”, reforça Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago para América Latina.

47% dos gaúchos se organizaram para a Black Friday