Festuris 2024 cresceu 9% na comparação com o ano passado – Uma das mais renomadas feiras de turismo da América Latina, a Festuris terminou no domingo 10, em Gramado, com crescimento de 9% na comparação com a edição anterior. O sucesso do evento foi tanto que 35% dos expositores confirmaram presença na edição de 2025 antes mesmo do fim da feira.
Com uma programação repleta de palestras, painéis de negócios e oportunidades de networking, o Festuris 2024 fortaleceu ainda mais a posição do Rio Grande do Sul como um destino turístico de destaque. O Estado teve presença significativa na feira, com o objetivo de promover o turismo estadual e apresentar novas estratégias para o setor.
A feira foi palco para o lançamento de importantes iniciativas, com destaque para a maior vindima da história do Estado, prevista para começar em janeiro de 2025. Esse evento abrangerá mais de 20 municípios gaúchos, integrando tradição vitivinícola e manifestações artísticas contemporâneas, além de representar um novo produto turístico no calendário anual.
A Secretaria de Turismo (Setur) do Estado ocupou um espaço de 2.000 m² na Festuris, onde foram apresentadas as diversas potencialidades turísticas gaúchas. Além da divulgação da vindima, a programação incluiu o lançamento oficial do Festival dos Gaúchos, a promoção de iniciativas de enoturismo e turismo binacional, bem como a apresentação de um novo espetáculo cultural anual. O espaço também contou com uma área dedicada a startups do Inova RS, demonstrando o apoio do governo à inovação no setor.
Na sexta-feira, 8, o governador do RS, Eduardo Leite prestigiou o evento. Ele ressaltou a importância do turismo como motor de desenvolvimento e de geração de empregos no Rio Grande do Sul. “Não tem tempo ruim para a Festuris! A realização da feira é a prova da resiliência e da força do povo gaúcho. É um evento que, mesmo na pandemia, buscou se adaptar para ser realizado e que mais uma vez reforça sua importância para todo o trade turístico, fundamental para gerar emprego, renda e, agora, impulsionar a reconstrução do Rio Grande.”
Festuris 2024 cresceu 9% na comparação com o ano passado