Certel estimula maior tecnologia e sustentabilidade em transformadores

Certel estimula maior tecnologia e sustentabilidade em transformadores
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Rafael Depaula, da Cargill

A sede da Certel recebeu gestores das empresas paulistas Itaipu Transformadores e Cargill, com quem a Cooperativa já possui relação de fornecimento, e também profissionais das coirmãs Certaja, de Taquari, Cerfox, de Fontoura Xavier e Creral, de Erechim.

Todas filiadas à Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Estado (Fecoergs). O objetivo da Certel foi compartilhar com as demais cooperativas os benefícios do investimento que já realiza com uma nova tecnologia de transformadores – o Smart Trafo, que possibilita uma gestão da rede de distribuição em tempo real, e o transformador ecológico a base de óleo vegetal, que vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Certel é pioneira no cooperativismo

Para o gerente comercial de vendas para órgãos privados e terceiro setor da Itaipu Transformadores, Alexandre Rios Lopes, é um modelo de negócio que tem crescido em todo o território nacional. “Estar próximo delas é contribuir com o progresso do Estado, considerando o peso que a Certel e a Fecoergs têm sobre o cooperativismo. Aliás, a Certel foi pioneira no Brasil entre as cooperativas na implantação do Smart Trafo.”

Rafael Depaula, gerente de contas da Cargill, fornecedora do óleo vegetal utilizado nos transformadores ecológicos, salienta que o produto está totalmente alinhado às novas tendências tecnológicas e ambientais. Afirma que o óleo é seguro, não oferece risco de incêndio e nenhum tipo de dano a qualquer ser vivo. “Por isso, acreditamos que faz todo sentido essa parceria de quase duas décadas com a Itaipu Transformadores e, agora, também com as cooperativas. Quanto mais verde conseguirmos entregar ao mercado energético, mais benéfico será para todo o mundo”, afirma.

Para o coordenador de manutenção do sistema elétrico da Certel, Simão Pedro Diehl, esta sinergia é fundamental para o aprimoramento da qualidade do abastecimento aos associados das cooperativas, aliado ao ganho de sustentabilidade e de segurança. “Os transformadores com óleo vegetal podem trabalhar com temperaturas muito mais elevadas, em comparação aos de óleo mineral”, sintetiza, observando que este estímulo deve ser estendido às demais cooperativas do Sistema Fecoergs.

As cooperativas Certaja, Cerfox e Creral também estiveram representadas, respectivamente, pelos profissionais Eleandro Luis Marques da Silva, Márcio dos Santos Cabral e Márcio Pereira da Silva.

Certel Itaipu Cargill Certaja

Alexandre Rios Lopes, da Itaipu Transformadores
A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.