André Donatti escolhido Enólogo do Ano 2024 – Com mais de 20 anos de experiência em Enologia, André Donatti foi escolhido Enólogo do Ano 2024 pela Associação Brasileira de Enologia. Responsável técnico e gerente-geral da Vinícola Campestre, em Vacaria (RS), onde atua há 15 anos, ele foi eleito pelos colegas de profissão para receber a distinção que já homenageou 20 enólogos desde 2004. A divulgação ocorreu durante jantar de confraternização realizado na sexta-feira, 25 de outubro, que reuniu cerca de 150 profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho.
Licenciado em Química pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), graduado em Gestão de Produção Industrial pela Uninter e Sommelier Internacional pela UCS-FISAR, Donatti participou do evento por vídeo-chamada da Itália, de onde participa de imersão na Sicília. Ele visita universidades de Enologia, centros de pesquisa e de desenvolvimento, além de visitas técnicas na região. André Donatti acumula experiência com uma trajetória profissional com passagens pela Itália, França e Portugal em viagens técnicas de aperfeiçoamento na área de vinhos. Também atuou em outras vinícolas gaúchas como Cordelier, Cooperativa Aliança e Cooperativa Garibaldi.
A escolha seguiu regulamento de três etapas. Na primeira, todos associados puderam votar livremente, levando em consideração critérios como formação, trabalho em prol do profissional de Enologia, experiência na atividade, estar exercendo a atividade, atuação setorial, inovação tecnológica e ser associado a ABE. Os três nomes mais votados seguem para análise de currículo, considerando as experiências, formação e reconhecimento.
Numa terceira etapa, um comitê formado pelos que já foram homenageados em anos anteriores, atribuem uma nova pontuação, de acordo com a percepção que o grupo tem destes três profissionais. O conjunto da votação livre, analise de currículo e percepção de pares, alcança o nome que será homologado e homenageado a cada ano pela Associação Brasileira de Enologia.
Aniversário da ABE
O encontro anual celebrou os 48 anos da ABE e o Dia do Enólogo, ambos comemorados no dia 22 de outubro. Na data, a entidade lançou a obra ‘Firmino Splendor – Um Beija-Flor no Vinhedo’, reverenciando o fundador e primeiro presidente da Associação. Com 170 páginas, o livro conta a trajetória do de Firmino, chamado de Mestre pela categoria. Muitos dos quais foram alunos do ‘Seu Firmino’. Aproveitando o tradicional encontro que reúne dezenas de enólogos, a ABE entregou um exemplar do livro assinado pelo jornalista e escritor, Irineu Guarnier Filho, a cada participante.
André Donatti escolhido Enólogo do Ano 2024