Sementes do Cooperativismo 2024 envolveu cerca de 600 alunos

Escolas de Paverama, Vale Verde e Passo do Sobrado participaram da iniciativa, que molda futuros líderes cooperativistas.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Sementes do Cooperativismo 2024 envolveu cerca de 600 alunos
Foto: Divulgação

Sementes do Cooperativismo 2024 envolveu cerca de 600 alunos – O Projeto Sementes do Cooperativismo 2024 chegou ao fim. A iniciativa propagou o cooperativismo, seus conceitos e princípios, a crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano de seis escolas municipais dos municípios de Paverama, Vale Verde e Passo do Sobrado. Ao todo, 600 estudantes se engajaram na iniciativa, e cerca de 250 participaram do desafio cultural proposto pela Cooperativa Certaja, no qual puderam transformar o que aprenderam em arte.

“Com o encerramento da edição de 2024, o projeto reafirma seu compromisso de formar líderes conscientes e preparados para um futuro mais cooperativo, no qual a união e a colaboração serão as chaves para construir um amanhã mais próspero”, destaca Fabiana Martins, um dos nomes à frente do Sementes.

O último evento de culminância foi realizado em Passo do Sobrado, no pavilhão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Antônio de Borba Filho, no dia 16 de outubro. As EMEFS José de Anchieta, Nossa Senhora da Saúde, e a anfitriã da programação encantaram o público, com teatro e música. As apresentações artísticas mostraram o poder da união e dos valores cooperativistas.

Antes disso, o projeto já havia passado por outras duas celebrações. No dia 24 de setembro, em Paverama, as EMEFs Prudêncio Franklin dos Reis e Reinaldo Markus mostraram ao público como o cooperativismo é capaz de transformar realidades.

Já em Vale Verde, a culminância ocorreu no dia 1º de outubro, na EMEF Nero Pereira de Freitas. A programação contou com a presença de Carlos Augusto, neto de Nero Pereira de Freitas, que dá nome à escola e que presidiu a CERTAJA Energia de março de 1973 a março de 1974. Um show de mágica, comandado por Mateus Di Macedo, também fez a alegria do público nos três eventos.

“Acreditamos que o cooperativismo é uma ferramenta poderosa de transformação social e, por isso, investimos continuamente em iniciativas como esta, que promovem o desenvolvimento pessoal, o senso de pertencimento e a formação dos nossos futuros líderes. Ver o engajamento das escolas, dos alunos e professores, enche-nos de orgulho e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, comenta o vice-presidente, Ederson Madruga.

Sementes do Cooperativismo 2024 envolveu cerca de 600 alunos

Segundo a ABRASORVETE, 73,7% dos empresários precisam contratar para áreas que vão da logística ao atendimento e chão de fábrica. Situação é crítica pois setor está com demanda aquecida desde o ano passado.