Rede de supermercados Enxuto lança 1º carrinho inteligente da América Latina

Projeto levou quatro anos para ser desenvolvido e contou com a parceria da Nextop e da Arius Sistemas. Autonomia completa para consumidor
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Grupo de supermercados Enxuto, do interior de São Paulo, lançou o primeiro smart cart (carrinho inteligente) do Brasil e da América Latina.  O lançamento ocorreu nesta terça-feira (3), em evento fechado para imprensa na parte da manhã. O produto foi apresentado ao público às 14h.

O projeto foi realizado em parceria com a Nextop e a Arius Sistemas.

O carrinho inteligente foi desenvolvido pela Nextop, que buscou projetar um modelo diferente do feito pela Amazon e utilizou conceitos dos carros autônomos no processo. Os modelos são equipados com tela touch screen, leitor de código de barras e máquina de cartão, permitindo ao consumidor fazer todo o processo de checkout e pagamento no próprio carrinho.

Além disso, os carrinhos tem ainda cinco câmeras instaladas e uma balança móvel na parte destinada para o depósito das compras. Essas ferramentas têm papel fundamental no monitoramento dos produtos que são colocados e retirados de dentro do carrinho, além de auxiliar na segurança e contribuir com a prevenção de perdas.

“Estamos oferecendo para nossos clientes uma experiência de compra inovadora e única dentro do Enxuto”, disse Bruno Bragancini Junior, diretor-presidente do grupo Enxuto. Ele também citou que os carrinhos inteligentes trazem tecnologia e autonomia para os clientes, que podem comprar de maneira mais independente.

A operação dos carrinhos começou na loja John Boyd, em Campinas (SP), com oito unidades, o equivalente a 2% da frota, disponíveis para os consumidores. O plano da Enxuto é implantar a novidade nas lojas de Piracicaba e Limeira até junho e, com a aceitação do cliente, subir a porcentagem para 10% da frota nas lojas até o final do ano. O custo para produção de cada smart cart é de R$120 mil e o lançamento concretizou um ciclo de desenvolvimento de quatro anos e meio em que foram gastos R$ 8,5 milhões.

Outras frentes de negócios

Além de oferecer uma nova experiência ao consumidor, os carrinhos inteligentes também trazem possibilidades diversas para o trade marketing, disse Juliano Camargo, CEO da Nextop. O executivo citou a possibilidade de, ao passar por uma prateleira ou corredor, aparecerem anúncios de produtos específicos ou promoções na tela touch do carrinho. Outra alternativa citada são as mídias no próprio carrinho, com um modelo que apresenta a identidade visual e até banners da empresa patrocinadora.

Camargo ainda comentou a possibilidade de utilização do carrinho para o e-commerce, uma vez que o serviço é mais preciso para auxiliar o colaborador com a montagem de pedidos online. Ele explicou que, neste caso, o modelo teria algumas diferenças e não seriam necessárias tantas câmeras.

O CEO da Nextop também apresentou as oportunidade de negócios que serão geradas com o volume de dados colhidos, além de dizer que os dados são o petróleo dos dias atuais. “Com o smart cart, rompemos essa barreira e conseguimos monitorar todo o circuito de compra do cliente na loja física. Saímos da era do ticket identificado para a jornada identificada de ponta a ponta”, completou.

 

Enxuto primeiro smart cart

Carrinho inteligente desenvolvido pela Nextop. Fotos: Marcelo Audinino

Fonte: Mercado e Consumo