Lajeado – O Centro Regional de Oncologia (Cron) inaugurou nova sede, no mesmo dia em que completa 24 anos de história. A primeira instituição de saúde é certificada com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
O espaço traz desenhos que remetem a ambientes da natureza, com muita entrada de luz natural. De acordo com a administradora do serviço, Karina Brancher, o design é biofílico para proporcionar o bem estar aos pacientes. “Entendemos que os ambientes projetados inspirados na natureza proporcionam o bem estar e a cura.”
“O local interno foge um pouco do branco hospitalar, e traz muito a cor verde, que tranquiliza. Na área externa também é muito estratégico, pois têm praças arborizadas, muito espaço aberto e de dentro há muita visão para a rua.” O acesso à clínica também é um facilitador, por estar em um andar térreo, com acesso direto da calçada.
A Cron inaugurou em 1998 em Lajeado e ficou até 2006, quando se mudou para a cidade de Estrela, onde manteve as atividades até abril. A instituição atendeu, ao longo dos 24 anos, 19 mil vidas e tem hoje 458 pacientes ativos. Ao todo são 20 profissionais, sendo eles cinco médicos e 15 colaboradores entre administrativo e equipe.
Segundo a enfermeira e responsável técnica Julia Jardim, o novo espaço transmite tranquilidade. “Ajuda muito as janelas, traz qualidade de vida. Eles se sentem em um ambiente mais acolhedor.” Afirma que até mesmo a equipe de trabalho se beneficia. “A gente acaba se sentindo melhor.”
Excelência na ONA
O Centro Regional Oncologia é uma instituição de nível 3 segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), com práticas de excelência. Conta com diversos projetos sociais na área da educação e ambiental, entre eles a Cron Previne, Pense e Arca de Noé, com abrigo para animais silvestres.
Os indicadores apontam para a qualidade, pois 100% dos pacientes foram atendidos entre 30-60 dias após diagnóstico da doença. O mesmo percentual para pacientes que iniciaram em até dez dias o tratamento após a primeira consulta.
O índice de satisfação dos pacientes (NPS) foi de 96%. Nenhum paciente registrou infecção no cateter totalmente implantado tampouco extravasamentos de quimioterápicos. O centro inclui toda a cadeia de atendimento: Diagnóstico, Tratamento Cirúrgico, Oncologia Clínica, Hematologia, Quimioterapia e Terapia Imunobiológica.
Centro Regional Oncologia instituição