E-commerce na região Sul cresce 14,36% nas vendas online no primeiro trimestre do ano

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
A Neotrust | Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro

São Paulo – A região Sul registrou alta de 14,36% nas vendas pelo e-commerce no primeiro trimestre do ano (janeiro a março), ao comparar com o mesmo período do ano passado. Considerando a mesma base de comparação, o faturamento também registrou alta de 15,18%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Entretanto, apesar da alta, ao observar os dados do ranking regional, considerando como base o primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021, o Sul ficou na penúltima posição à frente apenas do Sudeste (9,03%). Já o Norte foi o primeiro (27,02%); seguido por Nordeste (22,79%) e Centro-Oeste (15,81%).

“O crescimento das vendas online no Sul, no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período do ano anterior, foi de 14% o que mostra um aquecimento constante. Outro indicador de destaque do estudo MCC-ENET foi a penetração das vendas online brasileira em relação ao total do varejo, que em fevereiro de 2022 atingiu 12,4% na média móvel dos últimos 12 meses, o maior valor do histórico medido desde janeiro de 2018”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online no Sul

Quando a avaliação das vendas online do Sul é referente aos meses de março e fevereiro, o crescimento foi expressivo: 24,73%. Já na comparação entre os meses de março (2022 e 2021), houve ligeira alta de 3,53%.

No ranking regional, considerando como base a comparação entre março e fevereiro, o Sul ocupou a terceira posição. A composição ficou da seguinte forma: Norte (28,28%); Nordeste (25,57%); Centro-Oeste (20,86%) e Sudeste (20,36%).

Faturamento do Sul

O faturamento do e-commerce no Sul teve uma expansão de 28,21% quando o período comparado foi março e fevereiro. Na avaliação entre o período de março deste ano, frente ao mesmo mês de 2021, a alta foi de 4,75%.

Entretanto, na composição regional, usando a base comparativa entre março e fevereiro, o Sul ficou em primeiro lugar, seguido por Nordeste (27,81%); Norte (27,07%); Sudeste (22,96%) e Centro-Oeste (21,88%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust |Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Neotrust  coleta 100% das vendas reais de do mercado de e-commerce brasileiro

O que é o MCC-ENET — É o resultado de uma parceria formada entre a Neotrust | Movimento Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro.

Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.

 

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.