ABDI lança nova fase do MetaIndústria no RS

Programa promove a difusão de novas tecnologias, inclusive as inovadoras tecnologias 4.0, que combinam diferentes mecanismos como inteligência artificial, cloud computing, robótica.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
ABDI lança nova fase do MetaIndústria no RS

ABDI lança nova fase do MetaIndústria no RS – A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a SPI Integração de Sistemas (SPI) apresentaram aos empresários gaúchos a nova fase do programa MetaIndústria, no Instituto Senai de Inovação, em São Leopoldo (RS). Dedicado a impulsionar a produtividade e a competitividade dos negócios, o programa passará a atender pequenas e médias indústrias no processo de implementação de tecnologias e modelos de negócios da Indústria 4.0.

Os empresários gaúchos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do MetaIndústria, que promove a difusão de novas tecnologias, inclusive as inovadoras tecnologias 4.0, que combinam diferentes mecanismos como inteligência artificial, cloud computing, robótica. As novidades do programa foram apresentadas para um público especial: empresários industriais de pequeno porte que estão sendo atendidos por iniciativa da ABDI, em parceria com o Senai e Fiergs, no âmbito do programa Recupera Indústria RS. Em julho passado, as instituições firmaram convênio para apoiar o setor industrial riograndense – a Agência repassou 9,4 milhões a fundo perdido para recuperação de pequenas e médias empresas atingidas pelas enchentes, beneficiando até 200 empresas.

“O MetaIndústria é um programa que pode ajudar essas empresas no processo de transição tecnológica. Entender de que forma as tecnologias, como IoT, robótica e inteligência artificial, podem ajudar a melhorar os seus processos e ganhar efetividade e competitividade. Nosso objetivo aqui foi mostrar para essas empresas como que o MetaIndústria funciona e, principalmente, convidá-las a entrar no programa”, ressaltou a gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI e líder do MetaIndústria, Isabela Gaya.

Organizado pela ABDI, em parceria com a SPI Integração de Sistemas (SPI), o MetaIndústria ajuda o empreendedor brasileiro a incluir novas tecnologias no processo produtivo. E isso é feito por meio de trilhas de capacitação realizadas nos laboratórios de tecnologia do programa – localizados em São Leopoldo (RS) e em São Caetano do Sul (SP). Lançado em 2023, o programa passará a atender pequenos e médios negócios industriai, além das iniciativas voltadas para as grandes empresas.

“O objetivo é focar nos impactos que a tecnologia pode ter no núcleo dos negócios das pequenas e médias empresas. É muito importante entender que a gente não está discutindo tecnologia. A gente está discutindo uma evolução estratégica da forma de gerir o negócio, suportado por dados e por tecnologias”, destacou o analista de Produtividade e Inovação da ABDI Valdênio Araújo.

“É um prazer falar hoje sobre o MetaIndústria e como esse projeto pode ajudar as indústrias do Rio Grande do Sul a se reerguer nesse momento de recuperação do Estado. O MetaIndústria vai mostrar como se dá o processo de inovação a partir da experiência que os gestores terão no laboratório. Vamos exemplificar como as tecnologias inovadoras operam e como elas podem melhorar os indicadores de cada uma das indústrias, sejam elas que passaram ou não pela crise das enchentes”, falou o diretor da SPI, Tadeu Vianna.

Carlos Artur Trein, diretor regional do Senai- RS, comentou a relevância da divulgação do MetaIndústria para recuperação das indústrias do Estado. “Para nós é uma satisfação receber a ABDI nesse evento de divulgação desse projeto tão importante para a indústria do Estado, um Estado recentemente convalido pelas enchentes. É extremamente relevante dentro desse cenário, para aumentar a competitividade e a projeção da nossa pequena, média, grande empresa, para que ela recupere da melhor forma possível as melhores condições de produtividade.”

O ecossistema inovador em que o MetaIndústria inclui empresas do setor de tecnologia, especialistas em gestão de negócios e a academia. “Nosso papel, como universidade, é justamente disseminar o conhecimento que as empresas precisam para avançar na jornada de transformação digital. No programa, temos parceiros que oferecem soluções tecnológicas, temos os laboratórios que ajudam em diferentes experimentações e conduzimos diversas pesquisas com o meio industrial aqui, no Brasil, e também mundo afora”, acrescentou o professor Alejandro Frank, diretor do Núcleo de Engenharia Organizacional da UFRGS.

ABDI lança nova fase do MetaIndústria no RS