Brasileiros consomem nove litros de sorvete por ano – A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (ABRASORVETE) divulga pesquisa que pela primeira vez usou a metodologia de entrevistar os consumidores, para comemorar o Dia do Sorvete, celebrado em 23 de setembro. O estudo inédito, realizado pela consultoria EJFGV (Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas, que atua desde 1988) em parceria com a ABRASORVETE, apresenta o panorama do consumo de sorvetes no Brasil.
De acordo com o levantamento, 25,20% dos consumidores têm entre 25 e 34 anos, indicando que o sorvete é consumido por diversas faixas etárias. O formato mais popular é o sorvete de massa, com 73,47% de preferência, seguido por picolé com 13,20% e o Soft (casquinhas de fast food) com 10,93%.
A pesquisa revelou também que o consumo médio anual de picolé no Brasil é de 3,19 litros por pessoa, ou cerca de 45 unidades, por ano. Já o sorvete de massa registra um consumo médio de 5,94 litros por ano. Totalizando todos os formatos, o estudo indica o consumo de 9,1 litros de sorvete por ano.
Para 64,40% dos consumidores, o principal consumo do sorvete é como sobremesa. O consumo durante passeios foi apontado por 60,27% e como lanche por 21,20%. Além disso, 66,53% afirmam que o clima influencia sua decisão de compra, enquanto 33,47% não consideram a temperatura.
Quanto aos locais de compra, as sorveterias lideram com 69,6%, seguidos pelos supermercados 54,8% e restaurantes e cafeterias com 28,13%. Entre os respondentes, 17,7% dos afirmam que não substituem o sorvete por outras sobremesas, de forma alguma. Isso sugere uma fidelidade ao produto ou uma preferência específica pelo sorvete que outras sobremesas não conseguem satisfazer.
A pesquisa revelou ainda que cerca de 56% do público que consome sorvetes têm renda de até dois salários mínimos, o que sugere que o sorvete ainda é uma das sobremesas mais populares no cardápio do consumidor brasileiro. A maioria dos consumidores, 67,46%, não possui nenhuma restrição alimentar. Isso sugere que a maior parte do mercado de sorvetes pode ser atendida com produtos tradicionais sem necessidade de adaptações especiais. “Os dados da pesquisa reforçam a força do mercado de sorvete no Brasil, impulsionado por fatores como a diversificação dos produtos, dinamismo e modernização da indústria brasileira, além do aumento das temperaturas em algumas regiões. Isso abre um leque de oportunidades para o setor, e a ABRASORVETE está pronta para apoiar esse crescimento”, destaca o presidente da entidade Martin Eckhardt.
A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (ABRASORVETE) anuncia uma campanha especial para celebrar o Dia do Sorvete, em 23 de setembro. Neste dia, os consumidores poderão desfrutar de um desconto de até 35%, equivalente ao valor do imposto sobre o sorvete, em diversos produtos das sorveterias participantes.
A lista completa das empresas participantes será divulgada a partir do dia 20/09, no site da entidade. “Ao oferecer descontos, estamos não apenas celebrando a data e destacando o impacto da tributação do setor, mas também incentivando a descoberta de novos sabores e formatos. É uma excelente oportunidade para fortalecer o vínculo com nossos consumidores”, reforça Martin.
Brasileiros consomem nove litros de sorvete por ano