Expovale + Construmóbil 2024 terá gestão de resíduos sólidos

Preocupada em desenvolver condutas sustentáveis e reduzir o impacto socioambiental do lixo produzido durante sua realização, a Expovale + Construmóbil 2024 terá novamente a gestão dos resíduos sólidos em parceria com a Recic.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Expovale + Construmóbil 2024 terá gestão de resíduos sólidos
Foto: Clarissa Jaeger

Expovale + Construmóbil 2024 terá gestão de resíduos sólidos – Preocupada em desenvolver condutas sustentáveis e reduzir o impacto socioambiental do lixo produzido durante sua realização, a Expovale + Construmóbil 2024 terá novamente a gestão dos resíduos sólidos em parceria com a Recic. A empresa de Lajeado que tem foco no direcionamento do lixo diretamente na fonte já atuou na última edição das feiras e neste ano estará novamente no controle da cadeia de resíduos, promovendo um consumo mais consciente por meio da redução, reutilização e reciclagem desde o início da montagem dos estandes até o encerramento total das atividades no Parque do Imigrante.

A engenheira ambiental da Recic, Luana Hermes, explica que será montada uma central de triagem que funcionará no lado externo do Centro de Eventos durante a montagem e desmontagem e nos fundos do Parque no decorrer das feiras, onde ocorrerá o gerenciamento e separação de todos os resíduos. A separação será de acordo com sua geração: orgânico, recicláveis (papel, plásticos), rejeito, madeira, isopor, gesso, eletrônicos, lâmpadas e construção civil (tijolo e cimento). “Todos serão destinados de forma adequada: o orgânico para a compostagem, reciclável para reciclagem e os outros itens para beneficiamento”, descreve.

Como novidade desta edição, a empresa fará a instalação de um painel com o controle em tempo real da geração de resíduos, que estará localizado ao lado do estande da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e que, a partir de um sistema online, informará dados do percentual de lixo coletado por área, tendo como base o mapa da feira. Também inédito neste ano, a Recic contará com educadores ambientais que estarão sensibilizando o público e promoverá oficinas temáticas de compostagem e gestão de resíduos para estudantes na Tarde das Escolas.

Luana ainda destaca que ao promover a gestão de resíduos sólidos, as feiras estarão contemplando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para atingir a Agenda 2030. “A Agenda 2030 é o resultado de um processo evolutivo de reconhecimento global da necessidade urgente de estratégias de desenvolvimento sustentável”, esclarece a engenheira. A Expovale + Construmóbil 2024 ocorre de 07 a 10 e de 13 a 17 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Expovale + Construmóbil 2024 terá gestão de resíduos sólidos

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.