JTI apresenta práticas para a erradicação do trabalho infantil

Japan Tobacco International (JTI) participa da Expointer 2024 e apresenta o Programa ARISE (Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação).
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
JTI apresenta programa de erradicação do trabalho infantil
JTI apresenta práticas para a erradicação do trabalho infantil – Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, a Japan Tobacco International (JTI) participa da Expointer 2024 e apresenta o Programa ARISE (Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação). Iniciativa global da JTI para erradicação do trabalho infantil em comunidades produtoras de tabaco, o Programa considera tópicos, como educação e conscientização, empoderamento socioeconômico e empreendedorismo rural.

Junto ao estande da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), a JTI compartilhará a história de quatro jovens participantes do ARISE. Também abordará como as ações capitaneadas pela iniciativa têm transformado vidas e comunidades.

Viviane Migueli Kurtz já foi premiada duas vezes como Jovem Empreendedora Rural. A primeira por um projeto voltado à produção de ovos na granja da família e a segunda pelo desenvolvimento de projeto comunitário para revitalização de uma das praças da cidade de Santa Cruz do Sul (RS), onde mora. Já Kamily dos Santos desenvolveu um projeto de irrigação sustentável utilizando a água da chuva e o implementou na propriedade da família, em Passo do Sobrado (RS).

“O Programa ARISE, da JTI, acredita no potencial da juventude rural e busca oferecer oportunidades para que esses jovens construam um futuro promissor. A Expointer foi a plataforma ideal para apresentarmos nossas ações. Também para inspirar outros a se juntarem a nós nessa missão”, afirma Marines Kittel, supervisora de Projetos de Suporte ao Produtor.

Já a dupla Pablo Epp e Pedro Baierle, moradores de Arroio do Tigre (RS), também compartilharam suas experiências após participarem do curso de Técnicas Agrícolas oferecido pelo programa do ARISE. O programa dotou os jovens com conhecimentos para prosperarem no setor agrícola.

Por meio do ARISE, a JTI realiza campanhas de conscientização que alcançaram mais de 130 mil pessoas em 11 municípios do Rio Grande do Sul. O programa beneficia anualmente mais de 2 mil crianças e oferece capacitação para mais de 300 professores por ano.

Outras ações de alto impacto social promovidos pelo ARISE são oficinas de contraturno escolar, que proporcionam aprendizado adicional para crianças e jovens. Inclui bolsas de aprendizagem que promovem a qualificação profissional. Também o projeto Jovem Empreendedor Rural, que estimula a inovação e o desenvolvimento de negócios no meio rural.

Sobre o ARISE

Em 2024, o programa ARISE completa doze anos de atuação. Ao longo desse período, impactou significativamente mais de 20 mil crianças e adolescentes e capacitou mais de 700 mães. Tudo isso por meio de oficinas focadas em empreendedorismo e geração de renda, oferecendo cursos em panificação, produção de compotas e geleias, artesanato e informática.

Com uma missão clara de prevenir e reduzir o trabalho infantil nas comunidades produtoras de tabaco, o ARISE se estabeleceu em diferentes países. Entre eles Brasil, Etiópia, Malawi, Zâmbia e Tanzânia. Em colaboração com setores público, privado e comunidades locais, o programa atua em áreas diversas. São elas educação, geração de renda e políticas públicas, buscando um impacto positivo e duradouro.

JTI apresenta práticas para a erradicação do trabalho infantil