NOVA conquista oito premiações em concurso internacional – Marca mãe de vinhos finos e espumantes da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, a NOVA celebra a conquista de oito premiações no 21º Vinus – Concurso Internacional de Vinhos e Licores, realizado em Mendoza, na Argentina. Com o resultado, os oito rótulos passam a integrar o ranking Mundial de Vinhos 2025 (WRW&S 2025).
A Medalha de Ouro Duplo, mais importante distinção do concurso, coube a cinco rótulos da NOVA, sendo eles: Santa Colina Merlot Rosé, Santa Colina Licoroso Colheita Tardia 2023, Wave Espumante Brut Branco e Wave Espumante Moscatel Rosé e Aliança Espumante Moscatel Rosé. A dupla NOVA Sauvignon Blanc 2024 e Santa Colina Espumante Brut Branco recebeu Medalha de Ouro. O vinho Aliança Tannat 2023 ficou com a Prata. O 21º Vinus reuniu 567 amostras de 19 países, que foram avaliadas por 55 degustadores.
Para o enólogo André Gasperin, oresultado é a soma de um trabalho colaborativo que começa na propriedade de cada família e se estende pelas três unidades da vinícola, envolvendo mais de 2 mil pessoas, sendo mais de 600 famílias de pequenos viticultores cooperados e 250 colaboradores. “Estes prêmios são de todos, inclusive dos consumidores, que podem provar na taça o resultado de um intenso trabalho de reposicionamento que começou na Safra 2023 e que já entrega os primeiros resultados.”
Gasperin afirma ainda que este novo perfil de vinhos finos e espumantes mostra a qualidade e competividade dos produtos. “Adotamos tecnologia de última geração, mas também respeitamos cada terroir. Estamos alinhados em extrair todas as características positivas e qualitativas da uva cultivada pelos nossos cooperados, e também de nossos vinhedos próprios em Santana do Livramento, aliando tradição, história, qualidade e modernidade. Traduzimos este assemblage de valores para dentro de cada garrafa e celebramos juntos cada conquista como esta do Vinus.”
Sobre a Nova Aliança
Com uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina, a matriz em Flores da Cunha, com 24 mil metros quadrados, tem capacidade para processar até 60 milhões de quilos de uva por ano. Além disso, a empresa também possui outras duas unidades produtivas, uma em Farroupilha, Capital Nacional dos Moscatéis, e outra em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, onde mantém uma propriedade de 400 hectares, 60 deles destinados ao cultivo de vinhedos. A Nova Aliança é a vinícola cooperativa mais antiga do Brasil.